Ter mulheres líderes é uma questão de negócios
Redação
É necessário refletirmos sobre quais são os estereótipos da liderança masculina e feminina. Ao longo dos séculos foram atribuídas diferentes características a homens e mulheres, e disseminadas na sociedade e no mundo corporativo. O modelo mental que temos de um líder masculino é enérgico, autêntico e assertivo, enquanto a líder mulher é emotiva, amável, compassiva e benevolente.
Patrícia Ajeje –
Em 2023, pela primeira vez na história, mulheres CEO lideram cerca de 10% das empresas da Fortune 500, lista das maiores companhias dos EUA por receita. Esse é, sem dúvida, um marco importante. Mas também ressalta a necessidade de mais mulheres em todos os níveis de liderança.
Não se trata apenas de representatividade, mas de negócios. As organizações com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm 12 vezes mais chance de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro, segundo relatório TheReady-Now Leaders da Ong Conference Board.
Mas o que exatamente se destaca na liderança feminina? É necessário refletirmos sobre quais são os estereótipos da liderança masculina e feminina. Ao longo dos séculos foram atribuídas diferentes características a homens e mulheres, e disseminadas na sociedade e no mundo corporativo. O modelo mental que temos de um líder masculino é enérgico, autêntico e assertivo, enquanto a líder mulher é emotiva, amável, compassiva e benevolente.
É seguro dizer que evoluímos essa mentalidade. As mulheres têm demonstrado cada vez mais que a liderança pode ser def...