O projeto conforme dos sistemas construtivos light wood frame
Redação
O sistema construtivo light wood frame tem sido uma tecnologia relevante e popular em países desenvolvidos da Europa, Oceania e América do Norte, sendo que mais de 90% das novas construções americanas são feitas com alguma versão do sistema. Já no Brasil a realidade é outra, pois o principal sistema construtivo ainda é a alvenaria de blocos que tem o mito de ter maior durabilidade, embora essa vantagem seja questionada muitos. Existem diretrizes normativas para projeto e a execução do light wood frame, constituído por elementos estruturais em painéis de pisos, de paredes e de coberturas, compostos por peças leves de madeira (ossatura) e fechamentos com função de contraventamento, função de vedação e revestimento. Também, é estabelecido um método de avaliação e as condições de desempenho desses sistemas construtivos, bem como as condições de aceitação e manutenção pelos usuários, necessárias para assegurar a performance esperada da edificação. A norma publicada se aplica a edificações térreas ou assobradadas, isoladas ou geminadas de até dois pavimentos (térreo +um pavimento), não se aplicando a edificações com unidades autônomas sobrepostas e não define o grau de industrialização do processo.
Da Redação –
O sistema construtivo light wood frame possui como característica a racionalização de material, flexibilidade operacional, agilidade produtiva, custos competitivos e, também, pelos níveis eficientes de limpeza e tempo de montagem. Por esses motivos, esse sistema é considerado uma alternativa construtiva promissora. Na construção de estrutura de madeira, a madeira projetada precisa ser fixada para criar uma estrutura estável. Este tipo de construção de estrutura usa vários componentes no projeto.
O processo de construção do light wood frame começa no piso, sendo que as vigas são as horizontais usadas para enquadrar o piso, fixar a fundação e, em seguida, construídas para criar as paredes. As vigas são de madeira colocadas verticalmente nas paredes para ajudar a suportar a carga do edifício. As vigas são então incorporadas ao teto, criando a base para o telhado. Os telhados usam vigas e treliças para criar uma variedade de configurações de telhado para suportar o peso.
Depois que esses elementos de estrutura estão no lugar, o revestimento usa materiais como madeira compensada para conectar os elementos ...