A alimentação automatizada de máquinas é o caminho para a revolução industrial
Redação
Além dos problemas ergonômicos que podem ser ocasionados pelas tarefas repetitivas e monótonas, existem muitos riscos significativos relacionados à manutenção de maquinários pesados. Isso porque a alimentação manual desses equipamentos envolve geralmente espaços inadequados de trabalho, que são muitas vezes pequenos e locais com pontas cortantes - além do fato de que supervisões e vistorias realizadas por horas a fio e com pouca luz natural também necessitam de um grande esforço mental e físico.
Bruno Zabeu –
As máquinas possuem um papel fundamental nos mais diversos tipos de indústrias, principalmente por sua capacidade de elevar a produtividade. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 76% das grandes empresas que fizeram investimentos em 2020, adquiriram máquinas ou equipamentos.
Contudo, ainda que seja essencial para as organizações investir nisso, há vários relatos de incidentes envolvendo trabalhadores que se machucaram enquanto trabalhavam nas indústrias. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria Especial do Trabalho e do relatório Radar SIT do Ministério do Trabalho e Previdência, a cada 49 segundos um trabalhador se machuca no Brasil.
Em 2021, foram registrados 571,8 mil acidentes de trabalho, o que representa uma média de 1.566 diariamente. Além dos problemas ergonômicos que podem ser ocasionados pelas tarefas repetitivas e monótonas, existem muitos riscos significativos relacionados à manutenção de maquinários pesados.
Isso porque a alimentação manual desses equipamentos envolve geralmente espaços inadequados de trabalho, q...