Publicado em 21 fev 2023

Como garantir a segurança elétrica dos aparelhos domésticos

Redação

Todos os ensaios e testes que comprovam a qualidade de um eletrodoméstico devem ser realizados por um organismo certificador de produtos que assume a responsabilidade civil e legal sobre o processo de certificação, seguindo as normas específicas. Após o aceite do Inmetro, o produto recebe a certificação, o que garante ao consumidor final que ele atende às normas técnicas em relação à segurança elétrica.

Patrícia Hellmeister Dias – 

Basta uma olhada rápida e vemos diversos eletrodomésticos em cima das bancadas da cozinha, na sala, nos quartos... São ventiladores, liquidificadores, máquinas de lavar, secadores de cabelo... Muitos são indispensáveis no nosso dia a dia, mas podem se transformar em um perigo quando não são de boa qualidade ou usados de maneira incorreta.

Dados do Anuário Estatístico Abracopel de Acidentes de Origem Elétrica 2022 aponta que os números gerais subiram em relação aos de 2020. A boa notícia é que os números de fatalidades com choque elétrico, apesar de representarem a maioria dos acidentes de origem elétrica, diminuíram, assim como os números de acidentes em ambientes residenciais, que somaram 190 em 2021, o menor nos últimos anos.

Mas os números de acidentes com incêndios de origem elétrica aumentaram e têm ocorrido não somente em ambientes residenciais, mas também em hospitais. A maior parte dos acidentes dentro dos ambientes residenciais são classificados como fio partido ou sem isolamento – que trata de várias situações de toque acidental em fios que estavam sem isolamento, como tomadas...

Artigo atualizado em 17/02/2023 10:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica