Publicado em 07 fev 2023

Um caminho para a eletrificação

Redação

Com o aquecimento global levando a condições climáticas adversas cada vez mais frequentes que, muitas vezes, colocam em risco os seres humanos e seus meios de subsistência, é crucial encontrar soluções para mitigar seus efeitos. Uma maior eletrificação baseada no uso mais amplo de energias renováveis (renewable energies -RE) em escala global é parte essencial dessa solução.

Morand Facho – 

Geração: o que é alcançável? A geração de eletricidade ainda depende fortemente da queima de combustíveis fósseis em usinas térmicas, sendo o carvão a maior fonte de geração de eletricidade e a maior fonte individual de emissões de CO2, sendo o gás natural responsável por cerca de um quarto da geração global de eletricidade, de acordo com a International Energy Agency (IEA). A queima desses combustíveis fósseis emite gases de efeito estufa (GEE).

A energia nuclear fornece cerca de 10% da eletricidade mundial e deve ser uma solução para garantir uma maior descarbonização e a transição para uma adoção mais ampla das RE, mas enfrenta problemas. Muitas usinas nucleares (nuclear power plants - NPP) existentes estão envelhecendo e a construção de novas grandes NPP leva décadas e muitas vezes enfrenta oposição pública. Uma solução pode ser a introdução dos chamados pequenos reatores modulares (...

Artigo atualizado em 07/02/2023 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica