Publicado em 07 fev 2023

A avaliação normativa dos trocadores de gás-sangue extracorpóreos

Redação

O trocador de gás-sangue (oxigenador) é um dispositivo extracorpóreo projetado para suplementar ou ser um substituto da função respiratória do pulmão. A circulação extracorpórea é um procedimento que desvia a circulação sanguínea do coração e dos pulmões, fazendo parte da rotina de muitas cirurgias cardíacas e transplantes de órgãos. Portanto, a circulação extracorpórea permite que o sangue evite o coração e os pulmões durante a cirurgia. Em vez de fluir pelo coração e pelos pulmões, o sangue é drenado para uma máquina fora do corpo que assume os trabalhos do coração e pulmões. Esses trabalhos incluem adicionar oxigênio ao sangue, remover dióxido de carbono do sangue e, em seguida, bombear esse sangue renovado de volta ao corpo. Normalmente, alguém estiver na bomba, o cirurgião também usará uma medicação (solução de cardioplegia) para parar o batimento cardíaco. A circulação extracorpórea com cardioplegia permite que o cirurgião realize a cirurgia em um coração parado (sem bater). Este procedimento também permite que o resto do corpo receba o sangue rico em oxigênio de que precisa para sobreviver. Há requisitos normativos para os trocadores de gás-sangue extracorpóreos (oxigenadores), estéreis e de uso único, utilizados para fornecer oxigênio ao sangue de pacientes humanos e remover o dióxido de carbono dele.

Da Redação – 

A circulação extracorpórea cria um circuito para o sangue fluir para fora do corpo, evitando o coração e os pulmões. A máquina coração-pulmão assume as funções do coração e dos pulmões durante a cirurgia. Suas principais responsabilidades incluem: drenar o sangue do coração, adicionar oxigênio ao sangue e remover o dióxido de carbono, gerenciar a temperatura do sangue e os níveis de eletrólitos, bombear o sangue rico em oxigênio de volta ao corpo, disponibilizar medicamentos que temporariamente param o coração, proteger o coração durante toda a cirurgia e aspirar e economizar o sangue perdido durante a cirurgia.

A máquina de circulação extracorpórea (coração-pulmão) consiste em muitas partes, incluindo: os tubos que conectam os vasos sanguíneos à máquina. Esses tubos (chamados cânulas) drenam o sangue pobre em oxigênio do corpo para a máquina. Eles também enviam sangue rico em oxigênio da máquina de volta ao seu corpo.

O reservatório é um recipiente que contém sangue pobre em oxigênio que é drenado do corpo. O oxigenador age como os pulmões, acrescenta oxigênio ao sangue para a para sobrevivência.

...

Artigo atualizado em 07/02/2023 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica