Publicado em 07 fev 2023

Avaliando os produtos eletroeletrônicos com referência a substâncias restritas

Redação

As substâncias restritas e perigosas como cádmio e mercúrio estão presentes em computadores, celulares, lâmpadas fluorescentes e outros eletroeletrônicos e podem causar danos à saúde dos usuários desses equipamentos e ao meio ambiente, se não manuseados ou descartados de forma correta. Por isso, deve-se buscar a inserção de mecanismos de proteção da saúde humana, incluídos os trabalhadores que atuam na fabricação, reciclagem e destinação destes equipamentos, e dos consumidores que utilizam os produtos, bem como do meio ambiente como um todo. Assim, se faz necessário e urgente o desenvolvimento de estratégias nacionais para a gestão adequada desses produtos. A substância restrita é aquela que tem seu uso limitado em um produto, parte ou material, por regulamentação ou por requisitos contratuais do cliente. Dessa forma, pode ser necessário para uma empresa demonstrar a conformidade com regulamentos e requisitos de mercado por meio de autodeclaração ou acordos contratuais estabelecidos ao longo da cadeia de fornecimento. A avaliação de um produto pode contar com uma série de métodos apropriados, estratégias ou processos para material, partes e/ou submontagens de qualquer produto eletroeletrônico. Há uma estrutura para o uso de normas internacionalmente aceitas, ferramentas e práticas para avaliar produtos eletroeletrônicos com referência a substâncias restritas. Pode ser também aplicado para substâncias declaráveis que não são restritas em produtos eletroeletrônicos.

Da Redação – 

A restrição de substâncias em produtos eletroeletrônicos é um foco crescente da regulamentação e especificação dos clientes. Os controles de substância restrita (CSR) é um sistema de procedimentos para o controle de substâncias restritas por um produtor em seus manufaturados. Os produtores têm, portanto, uma maior necessidade de estabelecer processos para atender aos requisitos de restrições às substâncias em tais produtos eletroeletrônicos.

Devido à complexidade da cadeia de suprimentos da indústria eletroeletrônica, é necessária uma estrutura flexível para os diversos tipos de componentes de produtos e produtores de equipamentos. Os critérios para a restrição das substâncias podem variar de uma parte de legislação para outra e de uma exigência de um cliente para outro.

Em geral, a presunção da conformidade é assumida. No entanto, no caso de provas adicionais serem necessárias, os produtores mantêm uma documentação pertinente à disposição dos interessados. Esta documentação pode ser baseada em ensaios físicos utilizando técnicas analíticas. No entanto, é difícil realizar um ensaio de análise abrangen...

Artigo atualizado em 07/02/2023 05:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica