Publicado em 13 out 2020

A segurança e o desempenho dos eletrodos descartáveis

Redação

Um eletrodo eletrocardiógrafo pode ser aplicado diretamente na pele do paciente para adquirir e transmitir o sinal elétrico na superfície do corpo para um processador que produz um eletrocardiograma (ECG) ou vetor cardiograma. Um eletrodo eletrocardiógrafo não se destina a administrar terapia ao paciente. Esta orientação não se aplica a eletrodos ou eletrodos dispersivos usados para desfibrilação, estimulação ou cardioversão. É um condutor elétrico que é aplicado à superfície do corpo para transmitir o sinal elétrico na superfície do corpo para um processador que produz um eletrocardiograma ou vetorcardiograma. Os eletrodos de bioimpedância são geralmente usados para fornecer uma pequena quantidade (cerca de 2 mA (rms)) de corrente alternada com uma alta frequência (cerca de 60 kHz) para o tórax humano para medir as mudanças na impedância torácica como resultado das atividades respiratórias ou cardíacas do paciente. Podem ser nus ou eletrodos de ECG que incorporam, como parte de seu projeto, um gel condutor, um sistema adesivo ou um fio condutor. Os eletrodos de ECG podem ser fornecidos para uso como produtos reutilizáveis, descartáveis, estéreis ou não estéreis. Acredita-se que os controles especiais, quando combinados com os controles gerais, serão suficientes para fornecer uma garantia razoável da segurança e eficácia dos eletrodos de ECG. Deve-se entender os requisitos mínimos para rotulagem, segurança e desempenho para eletrodos descartáveis usados para a eletrocardiografia (ECG) diagnóstica ou no monitoramento por ECG.

Da Redação – 

O coração possui atividade elétrica própria que consiste na geração e transmissão de estímulos. Os distúrbios destas propriedades resultam em alterações do ritmo cardíaco ou arritmia cardíaca. Assim, o sistema de condução elétrica do coração inicia, os impulsos, no nodo sinoatrial (S-A) onde os átrios são despolarizados e o impulso se espalha através do nodo atrioventricular e do feixe de His para os ramos direito e esquerdo seguindo para o músculo ventricular resultando a despolarização ventricular.

Debate Brasil Desafios 2021

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) irá realizar no dia 12 de novembro, das 10 às 12 h, o debate Brasil Desafios 2021, de forma virtual. Os debatedores irão fazer uma ...

Artigo atualizado em 13/10/2020 05:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica