Os sistemas de informação dos diagnósticos e as ações de enfermagem
Redação
O desenvolvimento de sistemas terminológicos (também chamados de terminologias) para dar suporte à enfermagem foi motivado por diversos fatores incluindo a necessidade de descrever a enfermagem para que possa educar e informar os estudantes e outras pessoas, representar os conceitos de enfermagem em sistemas eletrônicos e de comunicações, incluindo sistemas que dão suporte às equipes de multiprofissionais de comunicações e registros pessoais de saúde, e a análise de dados sobre a contribuição da enfermagem para os resultados nos cuidados da saúde do paciente para efeitos de melhoria da qualidade, pesquisa, gerenciamento, reembolso, políticas e outros objetivos. Existem diversas terminologias para apoiar a representação dos conceitos para objetivos de cuidados à saúde, algumas das quais são relevantes ao domínio da enfermagem. No contexto da informática em saúde, há um requisito claro tanto de cobertura do domínio como de interoperabilidade entre sistemas de terminologia computadorizados que dão suporte à enfermagem. As terminologias em enfermagem, ou as partes das terminologias de cuidados à saúde relacionadas à enfermagem, incluem as representações de conceitos para diagnósticos e ações de enfermagem. Um diagnóstico de enfermagem é um rótulo dado à avaliação de um achado, evento, situação e outras questões de saúde para indicar que se considera relevante por parte do enfermeiro e, se for o caso, do sujeito do cuidado. As ações de enfermagem são atos desempenhados por, ou sob a direção de, um enfermeiro, com a intenção de, direta ou indiretamente, melhorar ou manter a saúde de uma pessoa, um grupo ou uma população, o alcance preciso das ações de enfermagem sendo delineadas em cada jurisdição. Há características normativas obrigatórias de duas estruturas de categorias no intuito de dar suporte à interoperabilidade na troca de informações significativas entre sistemas de informação a respeito de diagnósticos de enfermagem e ações de enfermagem.
Da Redação –
A enfermagem engloba o cuidado autônomo e colaborativo de indivíduos de todas as idades, famílias, grupos e comunidades, que estejam doentes ou sadios, em quaisquer situações. Inclui a promoção da saúde, prevenção de doenças e o cuidado de pessoas doentes, deficientes ou moribundas. A defesa e promoção de um ambiente seguro, pesquisa, participação na formulação de políticas de saúde e no gerenciamento dos pacientes e de sistemas de saúde e a educação são também funções- chave da enfermagem.
Um plano de cuidados de enfermagem consiste em etapas essenciais, como a avaliação do paciente, em que os enfermeiros avaliam o estado físico e emocional do paciente e incluem todos os dados sobre o paciente que a equipe médica precisa saber. O diagnóstico de enfermagem envolve o julgamento da condição de saúde de um paciente e fazer um diagnóstico de enfermagem conforme definido pela NANDA Internacional.
Os resultados do paciente incluem o planejamento das metas de saúde para os pacientes e detalhamento de quais intervençõe...