Publicado em 09 jul 2024

A informação do fabricante para o processamento de produto para saúde resterilizável

Redação

Há requisitos normativos obrigatórios que se aplicam aos produtos para saúde que são destinados a utilizações múltiplas e necessitam de processamento para levá-los a condições seguras para posterior esterilização. Alguns produtos para saúde fornecidos não esterilizados, mas que se destinam a ser utilizado em um estado estéril, também necessitam de tratamento similar. As especificações normativas tratam da informação a ser fornecida pelo fabricante do produto para saúde sobre o processamento requerido de produtos para saúde declarados como resterilizável e para produtos para saúde destinados a serem esterilizados pelo processador. Esses requisitos para as informações a serem fornecidas pelo fabricante do produto para saúde devem ser feitas de modo que o produto para saúde possa ser processado de forma segura e continue mantendo seu desempenho conforme especificação. Os requisitos são especificados para o processamento, que consiste de todas ou algumas das seguintes atividades: preparação no ponto de uso; preparo, limpeza, desinfecção; secagem; inspeção, manutenção e ensaio; embalagem; esterilização; e armazenamento. Ao fornecer instruções para essas atividades, os fabricantes de produtos para saúde devem estar cientes do treinamento e conhecimento dos procedimentos e do equipamento de processamento disponível para as pessoas responsáveis pelo processamento. É provável que alguns procedimentos de processamento sejam genéricos e bem conhecidos, utilizando equipamentos e consumíveis de acordo com as normas estabelecidas. Nesse caso, a referência nas instruções de uso é tudo o que é necessário. Para os produtos para saúde onde instruções de uso não são obrigatórias de estar incluídas no produto, outros meios de comunicação da informação podem ser usados, como, por exemplo, o manual do usuário, símbolos ou cartazes fornecidos separadamente.

Pode-se afirmar que a esterilização é o processo usado para tornar um produto livre de todas as formas de microrganismos viáveis. Em um processo de esterilização, a natureza da morte microbiológica é descrita por uma função exponencial. Portanto, a presença de microrganismos em qualquer item individual pode ser expressa em termos de probabilidade.

Entretanto, essa probabilidade pode ser reduzida a um número muito pequeno, mas nunca poderá ser reduzido a zero. Essa probabilidade só pode ser assegurada por processos validados. A validação é o procedimento documentado para obter, registrar e interpretar os resultados necessários para estabelecer se um processo será consistente na fabricação do produto para saúde em conformidade com as especificações predeterminadas.

Os processadores podem tratar os produtos para saúde de vários fabricantes, assim, para melhor clareza, deve-se adotar uma apresentação consistente nas instruções para o processamento. As instruções de processamento podem ser apresentadas de acordo com a norma para ajudar os fabricantes a conseguir uma apresentação coerente.

O fabricante deve assegurar que toda a informação req...

Artigo atualizado em 03/07/2024 04:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica