Publicado em 03 set 2024

A medição do desempenho dos ventiladores centrífugos, axiais e de fluxo misto

Redação

As classificações de desempenho dos ventiladores são desenvolvidas a partir de ensaios laboratoriais efetuados de acordo com os procedimentos especificados em configurações de ensaios padronizados. Em sistemas reais no campo, poucos ventiladores estão instalados em condições que reproduzem as condições consideradas em laboratório. Isso significa que, ao avaliar o desempenho do sistema de ventilação instalado, deve-se considerar o efeito sobre o desempenho do ventilador das conexões do sistema, incluindo cotovelos, obstruções ao longo do percurso do fluxo de ar, mudanças bruscas de área, etc. Os efeitos das condições do sistema no desempenho do ventilador são apresentados na AMCA 201:2002 (R-2011). Há requisitos normativos que podem ser aplicados a todos os tipos de ventiladores centrífugos, axiais e de fluxo misto, em instalações dutadas ou não, utilizados para aquecimento, ventilação, ar-condicionado, projeto mecânico, processo industrial, exaustão, transporte, secagem, limpeza de ar, despoeiramento, etc. Deve-se observar que, embora o ar seja utilizado como fluido-padrão a ser movimentado pelos ventiladores, outros gases também são incluídos nos processos normativos. A norma não se aplica à medição da vibração, do ruído e dos níveis de estresse.

Da Redação – 

A montagem de um ventilador pode incluir qualquer número de acessórios: registro de entrada com aletas variáveis, gabinete de entrada, registros de entrada e de saída do gabinete, telas de entrada, proteções de correia, bocais de entrada e retificadores de fluxo (colarinho). Estes itens podem ser incluídos na instalação do sistema de ventilação como alternativa, mas não fazem parte da montagem do ventilador.

É importante estabelecer quais destes itens são considerados parte do ventilador e quais são do sistema e, desta forma, determinar o procedimento de ensaio de campo adequado que fornece uma base válida de comparação dos resultados dos ensaios com as classificações de desempenho dos ventiladores. Pode-se supor que as classificações de desempenho dos ventiladores incluem os equipamentos estabelecidos como parte da sua montagem.

A determinação dos locais de entrada e de saída do ventilador depende se os acessórios específicos são considerados parte da montagem do ventilador. Se o conjunto incluir um gabinete de entrada, a entrada do ventilador é a entrada do gabinete. Para uma montagem de ventilador ...

Artigo atualizado em 29/08/2024 11:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica