Publicado em 02 nov 2021

A medição da transmissibilidade da vibração no sistema mão-braço

Redação

Há dois tipos de vibrações no corpo humano: as no corpo inteiro e as no conjunto mão-braço. A vibração no corpo inteiro é transmitida ao corpo na sua globalidade, geralmente através da superfície de suporte, ou seja, os pés, costas, nádegas, etc. Uma pessoa a conduzir um veículo, por exemplo, está sujeita a vibrações no corpo inteiro através das nádegas, e se existir estiver recostada, também através das costas. As vibrações na mão-braço são transmitidas a essas partes do corpo, e são suportadas pelos operadores que utilizam ferramentas manuais. O sistema do corpo inteiro e o sistema mão-braço são mecanicamente diferentes e são, portanto, estudados em separado. A exposição diária a vibrações na mão-braço, ao longo de um período de anos, pode causar danos físicos permanentes normalmente resultando no designado síndrome do dedo branco ou pode danificar as juntas e os músculos do punho ou cotovelo. A síndrome do dedo branco, nas suas fases avançadas, é caracterizada por um embranquecimento das extremidades dos dedos, o que é causado por danos nas artérias e nervos nos tecidos macios da mão. Ela normalmente afeta, em primeiro lugar um dedo, mas também vai afetar também os outros, se a exposição às vibrações mão-braço continuar. Nas fases inicias da síndrome do dedo branco os sintomas são, entre outros, perda de controle e sensibilidade dos dedos afetados. Esses sintomas são sérios porque atingem não só as atividades profissionais, mas também as atividades de lazer, e são em grande medida irreversíveis. As perdas de sensibilidade e controle dos dedos, mesmo por curtos períodos de tempo, podem representar um perigo direto e imediato. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando períodos de exposição, por exemplo na utilização de ferramentas portáteis vibratórias, são alternados com trabalho manual de precisão. Esta situação é frequentemente encontrada, por exemplo em matadouros, onde os talhantes utilizam serras circulares e facas afiadas. Os danos às juntas do punho e cotovelo são frequentemente causados pela exposição prolongada a vibrações produzidas por ferramentas de percussão, como os martelos pneumáticos e perfuradoras de rocha. Esse dano causa dor nas juntas e nos músculos do antebraço e é acompanhada por redução de controle e força muscular do mesmo. Por isso, os gestores dos recursos humanos devem entender e conhecer um método para medição da transmissibilidade da vibração em materiais resilientes sob preensão pelo sistema mão-braço.

Da Redação – 

A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada. Os efeitos da vibração no organismo humano dependem de quatro variáveis: pontos de aplicação da vibração em mãos, braços ou no corpo inteiro; frequência das oscilações; aceleração e duração da exposição.

A vibração em mãos e braços é produzida por ferramentas manuais energizadas, utilizadas nas mais diversas atividades, como furadeiras, motosserras, marteletes, entre outras. Já a vibração de corpo inteiro resulta do trabalho em veículos, como ônibus, tratores, caminhões, máquinas agrícolas.

Dessa forma, a exposição à vibração de alta intensidade e duração nas mãos, por exemplo, pode levar à chamada síndrome de Raynaud, mais conhecida como a doença dos dedos brancos. Essa enfermidade afeta o sistema circulatório, provocando o estreitamento dos vasos sanguíneos, e o trabalhador fica com as pontas dos dedos brancas, correndo inclusive o risco de perda de membros superiores.

Além da importância ...

Artigo atualizado em 01/11/2021 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica