Publicado em 01 fev 2022

A gestão do conhecimento dos processos de medição e comprovação metrológica

Redação

O processo de medição é um conjunto de operações para determinar o valor de uma grandeza e um equipamento de medição pode ser um instrumento de medição, programa de computador, padrão de medição, material de referência ou dispositivos auxiliares, ou uma combinação deles, necessários para executar um processo de medição. A comprovação metrológica é um conjunto de operações necessárias para assegurar que um equipamento de medição atende aos requisitos do seu uso pretendido. Ela, normalmente, inclui a calibração ou verificação, qualquer ajuste ou reparo necessário, e a subsequente recalibração, comparação com os requisitos metrológicos para o uso pretendido do equipamento, assim como qualquer etiqueta ou lacre necessários. Ela não é alcançada, até que, e a menos que, a adequação do equipamento de medição para o seu uso pretendido tenha sido demonstrada e documentada. Os requisitos para o uso pretendido incluem considerações tais como amplitude, resolução, erro máximo/erro permitido. Os requisitos de comprovação metrológica são normalmente distintos dos requisitos do produto, e não estão especificados nestes requisitos. Deve-se entender a gestão do conhecimento para a gestão de processos de medição e comprovação metrológica de um equipamento de medição usado para dar suporte e demonstrar conformidade com os requisitos metrológicos.

Da Redação – 

Todo equipamento de medição necessário para satisfazer requisitos metrológicos especificados deve estar disponível e identificado no sistema de gestão de medição. O equipamento de medição deve ter uma situação de calibração válida antes de ser comprovado.

Os equipamentos de medição devem ser usados em um ambiente que é conhecido ou controlado na extensão necessária para assegurar resultados de medição válidos. Os equipamentos de medição usados para monitorar e registrar as grandezas que influenciam devem ser incluídos no sistema de gestão de medição.

Um equipamento de medição pode ser comprovado para uso em processos específicos de medição e não comprovado para uso em outros processos de medição por causa de diferentes requisitos metrológicos. Os requisitos metrológicos para o equipamento de medição são derivados de requisitos especificados para o produto ou dos equipamentos a serem calibrados, verificados e comprovados.

O erro máximo permissível pode ser definido pela referência às especificações publicadas do fabricante do equipamento de medição ou pela função metrológica. Os equipamentos de m...

Artigo atualizado em 01/02/2022 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica