A certificação de armas no Brasil
Redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) está coordenando um programa de acreditação, elaborado pelo Inmetro, acreditação de empresas e laboratórios interessados em atuar na certificação de pistolas, armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular e coletes de proteção balística. Em um primeiro momento, está sendo oferecido o serviço de acreditação para organismos interessados em atuar na certificação das pistolas calibre 9x19 mm e .40 S&W, usadas pelas forças municipais, estaduais e federais de segurança pública. Os produtos de qualidade agregam melhor desempenho ao serviço policial, economia ao erário público e segurança à sociedade. A ausência de critérios de qualidade para suprir as necessidades de segurança pública já resultaram em vários relatos de inconformidade na performance desses materiais com a perda de qualidade de prestação de serviço à população e casos de acidentes, perdas de vida e lesões permanentes de agentes de segurança e da população.
Hayrton Rodrigues do Prado Filho –
Segundo dados da Polícia Federal, foram registradas 179.771 novas armas em 2020, um aumento de 91% ante o registrado em 2019 (94.064), ano em que já havia ocorrido uma forte alta (84%). É o maior patamar da série disponibilizada pela instituição, que começa em 2009. Assim, o resultado dos dois primeiros anos do governo Bolsonaro (273.835) representa um aumento de 183% em relação ao total de novos registros de armas de fogo em 2018 e 2017 (96.512), cumprindo com a sua promessa de campanha. O armamento adquirido pelos caçadores, atiradores e colecionadores (CAC), pelas forças de segurança, como Polícia Militar e Polícia Civil, são registradas no Exército e não entram nas estatísticas da PF.
Mas, isso não é só no Brasil, pois, nos USA, a cada mês novos recordes vêm sendo batidos, de acordo com o índice de intenção de compra de armas, medido pelo Adjusted NICS - National Instant Criminal Background System Checks. Foram 3.442.777 verificações de antecedentes feita pelo FBI em fevereiro de 2021, contra 2.802.467 no mesmo mês de 2020. No primeiro bimestre, foram 7.760.581 neste ano, contra 6....