Publicado em 24 mai 2022

A avaliação do assento e da vibração em máquinas de movimentação de solo

Redação

O assento do operador em máquinas de movimentação de solo é a parte do equipamento fornecida para fins de suporte dos glúteos e das costas do operador sentado, incluindo qualquer sistema de suspensão e outros mecanismos fornecidos, como, por exemplo, para regulagem da posição do assento. Para o ensaio de vibração, os assentos com suspensão devem ser amaciados sob condições especificadas pelo fabricante. Se o fabricante não especificar tais condições, então o assento deve ser amaciado durante 5.000 ciclos, com medições a intervalos de 1.000 ciclos. Para esta finalidade, o assento deve ser carregado com uma massa inerte de 75 kg e regulado com a massa de acordo com as instruções do fabricante. O assento e a suspensão devem ser montados sobre a plataforma de um vibrador, e uma vibração de entrada senoidal deve ser aplicada na plataforma aproximadamente na frequência natural da suspensão. Esta vibração de entrada deve ter um deslocamento de pico a pico suficiente para causar o movimento da suspensão do assento acima de 75% de seu curso aproximadamente. É provável que um deslocamento de pico a pico da plataforma de aproximadamente 40% do curso da suspensão do assento seja atingido. Deve-se tomar cuidado para assegurar que não ocorra aquecimento excessivo do amortecedor da suspensão durante o amaciamento, para o qual resfriamento forçado é aceitável. O assento deve ser considerado amaciado se o valor para a transmissibilidade vertical permanecer dentro de uma tolerância de ±5%, quando três medições sucessivas forem realizadas sob a condição descrita acima. O intervalo de tempo entre duas medições deve ser de meia hora, ou 1.000 ciclos (o que for menor), com o assento sendo constantemente amaciado. O assento deve ser regulado na altura da pessoa para o ensaio, de acordo com as instruções do fabricante. Nos assentos em que o curso da suspensão disponível não é afetado pela regulagem da altura do assento ou pelo peso da pessoa para o ensaio, o teste deve ser realizado com o assento regulado no centro do curso. Nos assentos em que o curso da suspensão disponível é afetado pela regulagem da altura do assento ou pelo peso da pessoa para o ensaio, o teste deve ser realizado na posição mais baixa que proveja o curso total da suspensão de trabalho, conforme especificado pelo fabricante do assento. Quando a inclinação do encosto for ajustável, ela deve ser regulada aproximadamente na posição vertical, levemente inclinada para trás (aproximadamente 10° ± 5°). Existe um método de laboratório para a medição e avaliação da efetividade da suspensão do assento, a fim de reduzir a vibração vertical em todo o corpo, que é transmitida ao operador de máquinas de movimentação de solo nas frequências entre 1 Hz e 20 Hz.

Da Redação – 

O conforto do operador pode não ser algo importante na tomada de decisões de negócios, mas os operadores desconfortáveis se tornam operadores fatigados. A fadiga de qualquer tipo representa um risco no local de trabalho, bem como uma produtividade reduzida. Ela afeta a todos, independentemente de habilidades, treinamento e conhecimento. Ela influencia as habilidades físicas e mentais necessárias até mesmo para as tarefas mais simples. O impacto da fadiga no trabalho pode incluir: a redução do funcionamento mental e físico, o aumento do risco de doença, a diminuição do estado de alerta e tempo de reação mais lento, a concentração e julgamento prejudicados e diminui a motivação.

Acredita-se que os funcionários cansados durante o dia perdem, em média, 2,7 vezes mais dias de trabalho e têm 4,4 vezes mais perda de produtividade do que aqueles que relataram não cansados. A fadiga do trabalho por turnos é um desafio comum na construção e mineração e acarreta mitos problemas. Aqueles que trabalham em turnos longos ou variados são mais propensos a se cansar e a cometer erros que podem ferir a si mesmos ou a outros. ...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica