Publicado em 08 jul 2025

A agricultura do futuro depende de sinergia entre as tecnologias

Redação

Para trilhar o caminho sem volta da agricultura digital, o produtor precisa de soluções que atendam suas necessidades de modo integrado, para resolver suas dores de antes, durante e depois do plantio. Isso inclui soluções para compra de sementes e insumos, análise e gestão do solo, semeadura, controle de doenças e plantas daninhas, colheita, além da armazenagem, venda e rastreio da produção final, com ferramentas financeiras e logísticas.

Almir Araujo – 

A agricultura digital tem um potencial tão gigantesco que vem sendo comparada à mecanização ocorrida no início do século XX. Nos últimos anos, tecnologias emergentes, como internet das coisas (IoT), big data e inteligência artificial (IA), estão impulsionando uma transformação do setor, caracterizando o chamado processo de digitalização do agronegócio.

Hoje já é possível utilizar as imagens de drones e de satélites para mapear o potencial produtivo e as necessidades específicas de cada metro quadrado da área de cultivo. Sensores inteligentes podem medir variáveis como umidade do solo, níveis de nutrientes e condições climáticas em tempo real, enquanto o machine learning, ou aprendizado de máquina, pode ser utilizado para analisar dados históricos e prever futuros cenários agrícolas.

A tecnologia blockchain pode ser usada para rastrear a cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo a transparência e a segurança dos dados. Isso ajuda a construir confiança entre consumidores e produtores, além de facilitar a conformidade com regulamentações e padrões de qualidade.

A conectividade 5G e as novas opç...

Artigo atualizado em 30/06/2025 05:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica