Publicado em 30 Mar 2021

Saiba como ler corretamente o rótulo dos alimentos

Redação

Algumas informações são obrigatórias nos rótulos e se a pessoa souber a importância delas poderá optar por um alimento mais saudável e fará a escolha certa antes de comprar o produto. Por exemplo, porção: nem sempre é referente ao produto total, e sim à quantidade recomendada de consumo daquele alimento; medida caseira: é o que aquela porção equivale em utensílios domésticos; %VD: é o quanto determinado nutriente, na quantidade da porção do rótulo, equivale à recomendação do consumo total diário (cuidado, ele é baseado em uma ingestão calórica diária de 2.000 kcal e nem sempre esse é o valor recomendado para todos).

Maria Julia Coto – 

No segundo semestre do ano passado, a Anvisa aprovou modificações profundas na rotulagem nutricional dos alimentos. Mas, para conseguir entender as informações que vêm no rótulo e, principalmente, como cada ingrediente atua no organismo, é importante primeiro conhecer o que significam os termos utilizados e os componentes dessa tabela.

Algumas informações são obrigatórias nos rótulos e se você souber a importância delas poderá optar por um alimento mais saudável e fará a escolha certa antes de comprar o produto. Por exemplo, porção: nem sempre é referente ao produto total, e sim à quantidade recomendada de consumo daquele alimento; medida caseira: é o que aquela porção equivale em utensílios domésticos; %VD: é o quanto determinado nutriente, na quantidade da porção do rótulo, equivale à recomendação do consumo total diário (cuidado, ele e´ baseado em uma ingestão calórica diária de 2.000 kcal e nem sempre esse é o valor recomendado para você).

Uma dieta de 2.000 kcal/dia é uma média do consumo calórico da população brasileira adulta saudável. O valor energético diário não é ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica