Publicado em 30 Mar 2021

Os riscos do uso de produtos químicos em materiais têxteis

Redação

A indústria têxtil consome muitos produtos químicos no seu processamento e fabricação, especialmente no processamento úmido. Muitos acidentes surgem todos os anos devido à exposição a produtos químicos usados nas indústrias têxteis. Assim, é importante ter um programa de segurança química implantado em uma fábrica para prevenir acidentes e minimizar os riscos dos perigos químicos. Existem inúmeras questões   associadas a processos como síntese de fibras, tecelagem, processamento úmido (desengomagem, limpeza, branqueamento, tingimento e acabamento) e operações de lavanderia.Os vários riscos da exposição a produtos químicos são efeitos adversos, como carcinogênicos, mutagênicos, tóxicos para a reprodução devido à exposição a produtos químicos; distúrbios musculoesqueléticos decorrentes do trabalho físico; náuseas, problemas respiratórios, dores de cabeça, lacrimejamento devido aos produtos químicos voláteis liberados durante os processos. Os outros riscos acidentais podem envolver riscos de incêndio, liberação de vapor sob alta pressão e explosão. Alguns dos riscos e processos/produtos químicos associados aos químicos usados em têxteis são: irritação nos olhos, queimaduras na pele, problemas respiratórios com produtos químicos como H2O2, hipoclorito, soda cáustica, amônia, ácidos, solventes e corantes.Por isso, deve-se difundir as boas práticas para empresas do setor têxtil brasileiro, alinhando com as práticas internacionais. Esses procedimentos devem ser adotados pelas empresas e associações do setor a fim de difundir uma cadeia têxtil com consciência ecológica e também definir um padrão de segurança química em tecidos fabricados no Brasil para consumo interno, assim como resguardar os consumidores em relação aos produtos importados.

Da Redação – 

Para gerenciar os riscos dos produtos químicos usados na indústria têxtil, deve-se identificar os perigos que podem dar origem aos perigos, seguido da eliminação deles na medida do possível. Se não for razoavelmente praticável eliminar o risco, minimize o risco. Implementar medidas de controle é uma das etapas importantes no gerenciamento de riscos em uma fábrica.

É importante lembrar que a empresa, se não for competente em nenhum aspecto do gerenciamento seguro de produtos químicos no local de trabalho, deverá envolver uma pessoa competente que possa orientar na compreensão dos elementos-chave do gerenciamento de produtos químicos. Existem três etapas básicas para o gerenciamento de riscos de produtos químicos: identificar os produtos químicos no local de trabalho e os perigos associados a eles, avaliar os riscos de produtos químicos usados em processos e locais de trabalho; ter medidas de controle para mitigar riscos, incluindo várias medidas de controle reconhecidas para eliminar ou reduzir os riscos.

Ao gerenciar os riscos, alguns fatores devem ser levados em consideração: as propriedades perigosa...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica