A incerteza da medição dos resultados quantitativos em microbiologia de alimentos
Redação
A incerteza da medição é um parâmetro associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão dos valores que podem ser razoavelmente atribuídos à variável de medição. O parâmetro pode ser, por exemplo, um desvio-padrão (ou um múltiplo deste), ou a metade do intervalo de confiança estabelecido. Ela compreende, em geral, muitos componentes. Alguns destes componentes podem ser avaliados a partir da distribuição estatística dos resultados de uma série de medições e podem ser caracterizados por desvios-padrão experimentais. Os outros componentes, que também podem ser caracterizados por desvios-padrão, são avaliados a partir de distribuições de probabilidade assumidas, com base na experiência ou outras informações. Assim, entende-se que o resultado da medição é a melhor estimativa do valor da variável de medição e que todos os componentes de incerteza, incluindo os resultantes de efeitos sistemáticos que contribuem para a dispersão. A ABNT ISO/TS 19036 de 09/2014 - Microbiologia de alimentos para consumo humano e animal - Diretrizes para a estimativa da incerteza de medição para determinações quantitativas fornece orientações para a estimativa e expressão da incerteza de medição (IM) associada a resultados quantitativos em microbiologia de alimentos, sendo aplicável à análise quantitativa de produtos destinados ao consumo humano e à alimentação de animais, e amostras ambientais em área de produção de alimentos e de manipulação de alimentos, tipicamente efetuada por enumeração de microrganismos utilizando a técnica de contagem de colônias, mas aplicável também à análise quantitativa por métodos instrumentais alternativos.

Da Redação –
Para a estimativa da incerteza de medição (IM), é adotada uma abordagem global nesta especificação técnica. É baseada na variabilidade global do processo analítico, tendo como efeito o resultado do ensaio. Esta variabilidade global inclui a precisão observável (componente aleatório) e o viés(componente sistemático). Na prática, na área de microbiologia de alimentos, somente a precisão é considerada.
A abordagem global da estimativa IM é derivada de uma estimativa experimental do desvio-padrão da reprodutibilidade do resultado final do processo de medição completo. Este desvio-padrão corresponde à incerteza-padrão combinada.
A abordagem global pode ser considerada uma “caixa preta” do sistema, como ilustrado na figura abaixo, em que as principais fontes de incertezas em microbiologia de alimentos são identificadas. Este diagrama pode ser útil na identificação das fontes de incerteza que são cobertas ou não pelo protocolo experimental escolhido.

Na figura, a...