A elaboração de projetos de drenagem subterrânea para fins agrícolas
Redação
A drenagem agrícola é a remoção artificial de excesso de água de solos agrícolas para melhorar as condições de cultivo Ela é essencial para remover a água superficial e subterrânea, prevenir encharcamento, remover sais solúveis e permitir o uso de máquinas agrícolas, resultando em maior produtividade e uso eficiente de fertilizantes. Existem dois tipos principais de sistemas: superficial (drenos abertos ou canais) e subterrâneo (tubos perfurados enterrados). Há especificações normativas para a elaboração e apresentação de projetos de drenagem subterrânea, com a finalidade de remover o excesso de água do solo, para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola ou evitar a salinização.

Da Redação –
A irrigação vem alcançando um grande desenvolvimento a partir da década de 80, quando em muitos dos projetos de irrigação e drenagem, até então implantados, a drenagem não foi devidamente considerada. Tem sido comum o surgimento de áreas encharcadas pelas chuvas e de áreas salinizadas pela irrigação, quando feita em região semiárida.
Esses requisitos foram elaborados visando dar subsídios para a identificação de áreas propícias ao surgimento das condições mencionadas e a obtenção e apresentação de soluções. A drenagem agricola é de reconhecida importância na conservação ou recuperação do potencial de produção agrícola, principalmente em regiões áridas e semiáridas sob irrigação.
Os problemas de drenagem afetam o desenvolvimento normal das culturas com efeito diretos na fisiologia do vegetal e indiretamente degradando as condições ótimas do ambiente (solo) do sistema radicular, inibindo o fornecimento de oxigênio e nutrientes, e gerando condições de toxidez. Uma revisão destas relações e efeitos e apresentada na primeira parte deste trabalho, visando contribuir ao entendimento dos mecanismos de in...