Publicado em 13 ago 2024

As especificações normativas para a proteção ocular e facial

Redação

Os usuários e os especificadores devem entender que há parâmetros normativos o controle de riscos para os olhos e face, incluindo os perigos físicos, mecânicos, químicos, de radiação óptica e biológicos e sobre a seleção, uso e manutenção de protetores oculares e faciais. Este documento se aplica ao uso ocupacional, a tarefas que são realizadas de maneira similar àquelas em uma ocupação, porém não no local de trabalho, por exemplo, faça você mesmo, e nos estabelecimentos escolares, educacionais e de pesquisa. Dessa forma, os protetores oculares e faciais são itens de equipamentos de proteção individual (EPI) destinados a prevenir os efeitos prejudiciais que os perigos físicos (por exemplo, partículas volantes, poeira, respingos e materiais fundidos), perigos ópticos (por exemplo, radiação solar e artificial e radiação de alta intensidade gerada durante operações como soldagem e trabalho em fornos), perigos químicos (por exemplo, materiais pressurizados, gases, vapores e aerossóis prejudiciais) e perigos biológicos podem ter para os olhos e a face. Para que os protetores oculares e faciais sejam eficazes, eles devem ser utilizados sempre que o usuário estiver em um ambiente potencialmente perigoso. Ao selecionar protetores oculares e faciais, atenção deve ser dada aos fatores que influenciam o conforto e a preferência do usuário.

Da Redação – 

A seleção de protetores oculares com base nos perigos do local de trabalho resulta em uma solução adequada. Encontrar essa solução requer um processo de seleção mais holístico. A parte desta seleção deve ser baseada no conforto, ajuste e compatibilidade que são mencionados em outras partes desta norma.

Outro aspecto importante na seleção do produto é a consideração do ambiente do local de trabalho. Por exemplo, condições de calor e umidade podem causar embaçamento na lente, o que resultará em visão reduzida. Isto pode resultar em riscos consequentes à saúde e à segurança, principalmente se o usuário remover seu protetor ocular a fim de limpar a lente.

A seleção de um produto com melhor ventilação ou um com revestimento antiembaçante superior pode reduzir a gravidade deste problema. Muitos ambientes industriais podem apresentar um desafio para a vida útil dos protetores oculares em uso. As lentes de policarbonato, por exemplo, são de uso comum por causa de suas excelentes propriedades de proteção contra impacto, porém devido a elas poderem ser facilmente arranhadas por abrasão direta ou por contato com...

Artigo atualizado em 14/08/2024 11:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica