Publicado em 02 mai 2023

A conformidade dos aços ao cromo de alto carbono para rolamentos

Redação

Os aços mais utilizados na fabricação de rolamentos são os SAE 52100, cujo elevado teor de carbono e cromo confere importantes propriedades mecânicas e apresenta excelente resposta a tratamentos térmicos. A fabricação dos aços para rolamentos ocorre em algumas etapas: ajuste da composição, solidificação, laminação, esferoidização e produção das bobinas. Para se analisar as propriedades mecânicas e microestruturais em diferentes etapas de produção do aço SAE 52100, pode-se fazer em três etapas: nas barras após ajuste da composição (conforme retirado da aciaria), após esferoidização e no produto acabado (rolamento temperado). Para cada condição foram realizadas análises químicas, metalográficas, ensaios de tração e microdureza. Assim, caracterizou-se o material e a adequação do mesmo ao processo, considerando todas as etapas de produção até o produto final. Além disso, pode-se dizer que os rolamentos são elementos fundamentais em diferentes segmentos industriais, sempre contribuindo para um maquinário mais funcional, dinâmico e ágil. Por isso, é comum que os equipamentos que favorecem essa funcionalidade, como as esferas de aço para rolamentos, sejam vistos em fábricas de diferentes setores como, por exemplo, o automobilístico, de transporte ferroviário e na siderurgia. Além disso, atualmente, é comum que esses itens estejam presentes em indústrias modernas e mais complexas, como a robótica e a aeronáutica, por exemplo. O rolamento, basicamente, é um corpo rolante onde estão presentes as esferas de aço que promovem uma fricção de rolagem nos equipamentos onde são instalados, proporcionando a eles um funcionamento eficaz, com economia de energia de transporte, como ocorre no deslocamento de uma determinada peça ou carga. Existem requisitos exigíveis para encomenda, fabricação e fornecimento dos aços ao cromo de alto carbono empregados em peças de rolamentos, como as esferas, roletes, agulhas, anéis e discos.

Da Redação – 

O aço de alto carbono ao cromo é usado principalmente em anéis e elementos rolantes. Esta é a melhor opção para a maioria das aplicações. Para rolamentos que enfrentam cargas de impacto, geralmente são feitos de aços liga ou cementados, como aço cromo, aço cromo-molibdênio ou aço níquel-cromo-molibdênio.

Esses tipos de aço são mais resistentes a choques do que os aços endurecidos comuns para rolamentos, pois eles têm um núcleo mais macio que absorve a energia do impacto. Isso pode evitar que os rolamentos quebrem devido a danos na superfície. Os testes demostraram que o aço ultra puro combinado com um tratamento térmico adequado aumentam consideravelmente a vida de fadiga do rolamento.

Assim, os rolamentos podem ser termicamente estabilizados para funcionar em temperaturas mais altas e assim atender a requisitos específicos de algumas aplicações. A inspeção e os ensaios devem ser realizados integralmente nas dependências do produtor, antes do embarque, desde que não seja estabelecido de outro modo entre produtor e comprador.

Se for do interesse do comprador acompanhar a inspeção e os ensaios sol...

Artigo atualizado em 20/04/2023 05:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica