Publicado em 02 mai 2023

Os parâmetros normativos obrigatórios para a segurança do vidro laminado

Redação

Considerado um vidro de segurança, o vidro laminado é composto por duas – ou mais – placas de vidro unidas por uma – ou mais – camadas intermediárias de polivinil butiral (PVB). As características do vidro laminado o tornam muito mais resistente a impactos do que outros tipos de vidro. Além disso, a película de PVB também filtra até 99,6% dos raios ultravioleta, responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos. Outra vantagem proporcionada pelo vidro laminado é o controle acústico. A película de PVB é responsável por amortecer as vibrações sonoras, criando uma redução considerável de ruídos. Por ser resultado da união de duas – ou mais – placas de vidro, o vidro laminado pode combinar ainda outras propriedades. Ou seja, em vez de unir duas placas de vidro comum, você pode optar por um vidro laminado que junta duas placas de vidro temperado com o PVB, por exemplo. Há parâmetros normativos para o vidro laminado que é o conjunto composto por duas ou mais chapas de vidro unidas por uma ou mais camadas intermediárias e pode ser fabricado a partir de composições com vidros e camadas intermediárias, podendo ser agregados outros materiais que sejam compatíveis. O assimétrico possui, a partir de suas faces externas, a sequência de chapas de vidro, camadas intermediárias e materiais plásticos por tipo, espessura, acabamento e/ou característica seja diferente e o de segurança é aquele que, em caso de quebra, a camada intermediária retém os fragmentos de vidro, limita o tamanho da abertura e reduz o risco de ferimentos. O vidro laminado simétrico possui, a partir de suas faces externas, a sequência de chapas de vidro, camadas intermediárias e materiais plásticos por tipo, espessura, acabamento e/ou característica seja a mesma e o tratado termicamente possui todas as chapas de vidro previamente submetidas a algum processo de tratamento térmico. O misto é composto pela combinação de chapas de vidro termoendurecido e chapas de vidro e o temperado contém, em sua composição, apenas chapas de vidro temperado e, por fim, o termoendurecido que, em sua composição, contém apenas chapas de vidro termoendurecido.

Da Redação – 

O vidro laminado é um vidro de segurança, classificação atribuída também aos temperados e aos aramados. É composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Podem ser fabricados em uma infinidade de cores, as quais variam de acordo com a combinação da coloração dos vidros, número e tons dessas películas ou resinas. O laminado é um vidro de segurança, classificação atribuída também aos temperados e aos aramados. É composto de duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas, sob calor e pressão, por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB) ou resina. Podem ser fabricados em uma infinidade de cores, as quais variam de acordo com a combinação da coloração dos vidros, número e tons dessas películas ou resinas.

Em caso de quebra da placa, os cacos permanecem presos, diminuindo o risco de eventuais ferimentos e também de acidentes, já que o vão permanece preenchido até que seja feita a troca da peça. Ele também é uma ótima solução para proteção patrimonial. Isso porque pode resistir a diferentes níveis de...

Artigo atualizado em 20/04/2023 05:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica