Publicado em 04 abr 2023

Os parâmetros normativos e os métodos de ensaio para os assentos sanitários

Redação

O assento sanitário é um conjunto normalmente formado por dobradiças, fixações, anel e, opcionalmente, tampa, articuláveis, com ou sem batedores, e com a função de servir como assento para o uso da bacia sanitária. São diferentes formatos de vasos sanitários que vão do convencional (oval) aos especiais (os quadrados são os mais comuns). Por isso, existe um assento sanitário adequado e compatível para cada um desses formatos. Podem ser fabricados com diversos materiais, sendo o plástico e a madeira os mais comuns. Ambos são resistentes à umidade, o que é importante para um ambiente como o banheiro. Os assentos de madeira possuem design mais tradicional; os modelos de plástico apresentam design variado, devido à flexibilidade no seu processo produtivo. Outra diferença entre esses dois materiais é que os assentos de plástico podem ser fabricados em matérias primas plásticas diferentes, que geram opções variadas de conforto e resistência ao usuário. O de plástico podem ser encontrados em três tipos de matérias primas, que devem ser escolhidas de acordo com a preferência de cada consumidor: almofadado: possui o arco do assento almofadado, preenchido por uma espuma macia e resistente, que confere ao item mais durabilidade e conforto no momento do uso; o soft em que o arco é fabricado pelo processo de moldagem por sopro, gerando uma peça oca, o que gera um produto leve e confortável; e o assento sanitário rígido que é fabricado pelo processo de moldagem por injeção, formando uma peça semelhante a uma casca extremamente lisa, resistente e de fácil higienização. Eles devem ser fabricados de acordo com os requisitos normativos e passaram por ensaios para a sua conformidade.

Da Redação – 

A escolha do assento sanitário muitas vezes acaba por ficar em segundo plano pela maioria dos moradores. O item, quando não comprado em conjunto com a bacia sanitária, tende a ser facilmente substituído por modelos genéricos, tornando a seleção correta ainda mais difícil se o consumidor considerar apenas o fator preço, sem pensar nas caraterísticas elegíveis e existentes com base no modelo de bacia que possui.

No mercado é possível encontrar diversos tipos de assentos para a bacia sanitária em diferentes materiais. Entre os mais comuns estão o plástico, polipropileno e a resina termofixa. Com boa durabilidade, o plástico, entre os materiais citados, corresponde ao preço mais acessível, porém não garante total conforto ao usuário. Já os assentos feitos em polipropileno e resina termofixa, apesar do custo mais elevado, possuem uma estrutura menos porosa, resistente e tecnológica. Desta forma, o custo-benefício do produto é excelente, pois facilita a limpeza diária e proporciona conforto ao usuário.

Atualmente existe uma grande diversidade de modelos de bacias e assentos sanitários no mercado, trazendo o...

Artigo atualizado em 04/04/2023 04:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica