Publicado em 23 mai 2023

O cálculo normativo do poder calorífico do gás natural em várias condições

Redação

Os componentes do gás natural determinam o valor calorífico deste combustível fóssil. O gás natural contém principalmente metano (91,3%), etano (5%), propano (1,8%), butano (1%), nitrogênio e dióxido de carbono. Ele também contém sulfeto de hidrogênio e hélio em uma quantidade muito pequena. Portanto, o gás natural é inflamável, inodoro e também incolor. Os produtores de gás natural adicionam odor ao gás para torná-lo menos perigoso e para tornar o vazamento mais perceptível. O valor calorífico do gás natural depende da eficácia da energia térmica proveniente do gás natural. O teor calórico do gás natural não está relacionado com a cor da chama da estufa, nem com a sua cor ou preço. Um megajoule por metro cúbico (MJ/m³) é um múltiplo decimal de uma unidade derivada de energia específica, valor de aquecimento, conteúdo de energia ou calor de combustão por unidade de volume. Resumidamente: mostra quanta energia (em megajoule) é liberada durante a combustão de 1 m³ de gás natural. 1 MJ/m³ = 26,83 BTU/SCF (unidade térmica britânica/pé cúbico). O conteúdo de calor do gás natural pode ser diferente em vários países. Por exemplo, na Hungria, o valor calorífico do gás natural tem uma média de 34,12 MJ/m³. O poder de aquecimento depende dos componentes do gás natural, da qualidade dos produtores e até mesmo as condições do seu sistema de aquecimento doméstico poder calorífico superior. A quantidade de energia liberada na forma de calor, na combustão completa de uma quantidade definida de gás com o ar, à pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando à temperatura e pressão iniciais dos reagentes, onde toda a água formada pela reação encontra-se na forma líquida. O poder calorífico inferior é a quantidade de energia liberada na forma de calor, na combustão completa de uma quantidade definida de gás com o ar, à pressão constante e com todos os produtos de combustão retornando à temperatura e pressão iniciais dos reagentes, onde toda a água formada pela reação encontra-se na forma gasosa. Há requisitos normativos para calcular o poder calorífico, a densidade absoluta, a densidade relativa e o índice de Wobbe do gás natural e outros combustíveis gasosos, em várias condições de referência.

Da Redação – 

A quantidade de energia fornecida por um fluxo de gás natural é geralmente determinada como o produto do volume fornecido e o poder calorífico por unidade de volume do gás. É, portanto, importante ter métodos padronizados disponíveis para determinar o valor calorífico. Em muitos casos, é possível calcular o poder calorífico do gás natural, com precisão suficiente, dada a composição. No entanto, também é possível, e às vezes uma alternativa preferida, medir o valor calórico usando qualquer uma das várias técnicas que não requerem uma análise composicional. Os métodos atualmente em uso e os muitos fatores que é necessário abordar na seleção, avaliação, avaliação de desempenho, instalação e operação de um instrumento adequado podem ser detalhados.

Há alguns efeitos do vapor d''água sobre o poder calorífico, pois alguns calorímetros usados para a medição direta do poder calorífico por unidade de volume saturam o gás combustível com vapor d’água antes da combustão, medindo e registrando, portanto, valores de poder calorífico em base saturada. Tais valores são menores do que aqueles encontrados para gases secos o...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica