Publicado em 23 mai 2023

A conformidade dos acessórios poliméricos para as redes aéreas de eletricidade

Redação

Os polímeros são usados como isoladores no setor elétrico e o padrão convencional de uma rede aérea de distribuição urbana utilizada no Brasil emprega condutores nus apoiados sobre isoladores fixados em cruzetas de madeira. Esse tipo de rede apresenta uma saturação tecnológica quanto ao nível de confiabilidade exigido pela sociedade. A rede aérea compacta protegida é composta por três condutores cobertos, mas não isolados, apoiados em espaçadores ou em separadores, sustentados por um cabo mensageiro de aço e seus acessórios. Na construção da rede compacta são necessários acessórios para fixação, separação e conexão dos cabos e, também, para a proteção de certos pontos vivos da rede que podem ficar sem cobertura polimérica isolante. Os materiais normalmente usados na fabricação dos acessórios são os polímeros compatíveis com os dos cabos. São acessórios da rede compacta os espaçadores poliméricos, o anel de amarração, etc. Os espaçadores têm como função manter o limite de separação entre os cabos. Normalmente confeccionados em polietileno de alta densidade (PEAD), possui dois formatos para adaptação em pontos diferentes da rede, losangular e vertical. O anel de amarração é projetado para fixar os cabos cobertos e cabos mensageiros instalados em espaçadores verticais e losangulares, e também para amarração de cabos cobertos instalados em isoladores tipo pino, sendo confeccionados em borracha de silicone. Os equipamentos usados, na construção da rede compacta, são submetidos a esforços mecânicos constantes, principalmente os acessórios que fazem a fixação do cabo ao espaçador e ao isolador, que devem manter as propriedades mecânicas ao longo do tempo de utilização, de forma a garantir o bom desempenho da rede. Um baixo desempenho dos acessórios poliméricos acarreta uma precoce substituição desses materiais, o que aumenta o custo de manutenção dessas instalações. Com o intuito de evitar interrupções no fornecimento de energia elétrica, devido aos problemas de envelhecimento dos acessórios poliméricos, torna-se importante conhecer os mecanismos de degradação desses materiais. Há requisitos normativos de desempenho e métodos de ensaio para os acessórios poliméricos utilizados nas redes aéreas de distribuição de energia elétrica com tensões até 36,2 kV.

Da Redação – 

A rede de distribuição aérea convencional é caracterizada por condutores nus, apoiados sobre cruzeta de madeira e isoladores de vidro e/ou porcelana. Essa rede de distribuição fica totalmente desprotegida contra as influências do meio ambiente, e apresenta alta taxa de falhas, exigindo que sejam feitas podas nas árvores, isto porque, se um galho tocar no condutor, poderá provocar a operação dos equipamentos de proteção, mas, caso continue em contato com ele, pode ocasionar o desligamento da rede (ou circuito).

A rede de distribuição aérea isolada é mais complexa, pois apresenta três condutores isolados, blindados, trançados e reunidos em torno de um cabo mensageiro de sustentação. Esse tipo de rede aérea, apesar do custo mais elevado, apresenta os seguintes benefícios: a redução significativa das interrupções no fornecimento de energia elétrica; maior segurança em locais com maior fluxo de pessoas; supressão ou redução significativa na poda de árvores e confinamento do campo elétrico.

A rede de distribuição aérea compacta é constituída de rede primária com cabos cobertos e com espaçadores poliméricos....

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica