Publicado em 23 mai 2023

A gestão afetiva no transporte de cargas pode transformar a jornada profissional

Redação

O método busca estreitar o relacionamento entre liderança e equipe, proporcionando segurança, produtividade e qualidade nos serviços. Embora esse tipo de abordagem seja comum no relacionamento entre colegas de trabalho e seus superiores hierárquicos, a ideia é, além de obter um ambiente corporativo mais afetivo e humano, evoluir a forma de coletividade, necessária para o bom funcionamento no transporte de cargas.

Gislaine Zorzin – 

Uma visão pouco explorada no mundo corporativo é o relacionamento interpessoal e a aplicação de um tipo de gestão mais direta, porém sensível, entre liderança e equipe dentro de uma empresa. Segundo um estudo realizado pela consultoria americana Leadership IQ em 2018, 87% dos funcionários não se sentiam engajados no trabalho por causa de seus líderes. O estudo apontou que a falta de habilidades de liderança, como a sensibilidade, é um dos principais fatores que afetam a interação dos colaboradores.

Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo, esse reflexo rebate em setores nos quais esse recurso ainda é pouco explorado, como no transporte rodoviário de cargas (TRC). Estudos recentes do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) mostram que o número de motoristas habilitados com a carteira tipo C caiu cerca de 18% entre 2010 e 2021.

Muito desse resultado se deu, segundo os entrevistados, pela falta de valorização do trabalho, o que desencadeia um problema já muito conhecido do setor, que é a dificuldade de contratação de motoristas para as operações e de retenção desses profissionai...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica