Publicado em 23 mai 2023

A Qualidade dos elementos construtivos envidraçados resistentes ao fogo

Redação

A resistência ao fogo é a propriedade de um elemento construtivo de suportar a ação do fogo por determinado período de tempo, preservando as suas características funcionais. Assim, a capacidade portante do elemento construtivo é a de suportar a exposição ao fogo, em uma ou mais faces, por um determinado período de tempo, preservando sua estabilidade estrutural; e a integridade é a capacidade do elemento construtivo de compartimentação de suportar a exposição ao fogo em um lado apenas, por um determinado período de tempo, sem que haja a transmissão do fogo para o outro lado, avaliada pela ocorrência de trincas ou aberturas que excedam determinadas dimensões, pela passagem de quantidade significativa de gases quentes ou chamas, ou pela falha dos mecanismos de travamento no caso de elementos móveis, como portas e vedadores. Já a isolação térmica é a capacidade do elemento construtivo de compartimentação de suportar a exposição ao fogo em um lado apenas, por um determinado período de tempo, contendo a transmissão do fogo para o outro lado, causada pela condução de calor em quantidade suficiente para ignizar materiais em contato com a sua superfície protegida e, também, a capacidade de prover uma barreira ao calor, que proteja as pessoas próximas à superfície protegida durante o período de classificação de resistência ao fogo. A compartimentação horizontal é a medida passiva de proteção contra incêndio, constituída por elementos construtivos dotados de resistência ao fogo, separando os ambientes, de modo que o incêndio fique contido no local de origem, evitando a sua propagação no plano horizontal. A compartimentação vertical é a medida passiva de proteção contra incêndio, constituída por elementos construtivos dotados de resistência ao fogo, separando pavimentos consecutivos, de modo que o incêndio fique contido no pavimento de origem e limite a sua propagação no plano vertical. Há especificações normativas obrigatórias para a classificação de elementos construtivos que empregam vidros transparentes ou translúcidos, com o propósito de promover a compartimentação horizontal ou vertical nas edificações, compondo soluções apropriadas de segurança contra incêndio.

Da Redação – 

As fachadas e as sacadas se tornaram cruciais para edifícios comerciais e de escritórios modernos. Mas como os arquitetos e especificadores podem combinar a segurança do edifício com a estética arquitetônica desejável, principalmente os fatores a serem considerados quando se trata de instalações de fachadas envidraçadas em edifícios comerciais. O vidro tornou-se um dos materiais de construção mais proeminentes da era moderna, em parte graças às suas vantagens na criação de espaços abertos e contemporâneos repletos de luz natural. Como resultado, a aparência arquitetônica das fachadas e sacadas de vidro é procurada em todo o mundo dos edifícios.

No entanto, há mais nas fachadas e sacadas de vidro do que na estética moderna, com a segurança do edifício e de seus ocupantes sendo primordial. Felizmente, com os produtos de vidro de segurança contra incêndio corretos e as informações corretas, os especificadores podem aproveitar o melhor dos dois mundos.

O vidro de segurança contra incêndio desempenha um papel integral no plano de proteção passiva contra incêndio de um edifício. Por meio do processo de comp...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica