Publicado em 23 mai 2023

Evitando os riscos das instalações elétricas em canteiros de obras de construção

Redação

Muitas vezes, nas instalações elétricas de baixa tensão em canteiros de obras e de demolição existem inúmeros problemas a serem resolvidos. Muitos deles são encontrados pelo simples fato de que a corrente elétrica e a diferença de potencial elétrico são invisíveis aos olhos dos trabalhadores e este fato faz com que os riscos se tornem submissos no trabalho causando um acidente. Isso pode causar acidentes de trabalho, pois a energia elétrica oferece riscos ao ser humano. O choque elétrico é responsável por apenas 6,78% dos acidentes na construção civil, porém, 50% deles são fatais. Dentre os principais índices causadores de acidentes com instalações elétricas em canteiros de obra pode-se citar a falta de mão de obra qualificada para a execução da instalação, a falta de projeto e de manutenção inadequada. O simples fato de a instalação elétrica de canteiro de obras ser uma instalação temporária não quer dizer que deve ser feita sem projeto, sem atenção, sem profissional qualificado, com dispositivos de segurança que não condizem com as normas vigentes ou muitas vezes com ligações elétricas mal feitas para solucionar os problemas de fornecimento de energia elétrica. O projeto deste tipo de instalação, assim como todas outras instalações elétricas, deverá possuir medidas de controle preventivas de forma a garantir a segurança e a saúde do trabalhador. Há parâmetros normativos obrigatórios para as instalações elétricas de canteiros de obras de construção e de demolição, destinadas a serem retiradas de serviço após a conclusão dos trabalhos.

O choque elétrico é o efeito patofisiológico que resulta da passagem de uma corrente elétrica, chamada de corrente de choque, através do organismo humano, podendo provocar efeitos de importância e gravidades variáveis, bem como fatais. A indústria da construção civil apresenta uma multiplicidade de fatores que predispõem o trabalhador a riscos acidentais tais como instalações provisórias inadequadas, com instalações elétricas mal executadas, subdimensionadas e com má conservação ou envelhecimento que colocam em risco tanto a segurança dos equipamentos como a vida dos seus usuários.

Como a energia elétrica é uma fonte de perigo, podendo causar a morte, mesmo quando utilizada em baixas tensões ou 110 V, toda instalação elétrica deve ser executada de forma segura e por um profissional qualificado. Neste sentido, as instalações elétricas temporárias em canteiros de obras realizadas para a utilização de máquinas e equipamentos, assim como para a iluminação do local da construção, desfeitas posteriormente no encerramento da obra, necessitam de execução e manutenção corretas, para deste modo, oferecer mais segurança aos operários que dela se utilizam para...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica