Publicado em 13 Oct 2020

As instalações elétricas em postos de combustíveis

Redação

Um posto revendedor veicular, mais conhecido como posto de gasolina, é uma instalação onde se exerce a atividade de revenda varejista de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, dispondo de equipamentos e sistemas para armazenamento de combustíveis automotivos e equipamentos medidores com ou sem serviços agregados. A instalação elétrica em um posto de gasolina é fundamental para o bom funcionamento da bomba, sistemas de gerenciamento e monitoramento, etc. A instalação desse sistema conta com diversos equipamentos para que possa ser realizada de forma adequada e proporcionar segurança adequada aos seus usuários. Entre as soluções utilizadas está a caixa de passagem em alumínio, que serve como ponto de inspeção e para a ramificação da linha elétrica. Este componente é instalado no nível do chão e usado para armazenar com segurança os outros componentes do sistema que serão instalados dentro dele. Outro equipamento que deve ser aplicado é o encaixe de vedação, instalado nas laterais da caixa de passagem, que garante que haja uma vedação adequada ao equipamento, evitando a entrada de água na caixa. Este componente também garante um melhor acabamento da instalação, pois não exige a execução de roscas na parede da caixa de passagem. A unidade de selagem é usada para fornecer proteção ao sistema, sendo o equipamento responsável pela transição dos conduítes de uma área não classificada para um ambiente classificado, e tem a função de impedir a passagem de gases explosivos. A passagem de todos os cabos das diferentes linhas pode ser feita com o sistema de tubulação em polietileno de alta densidade (PEAD), incluindo os tubos, as conexões de transição e os conectores de eletrofusão. Eles podem ser usados na condução de combustíveis e nas linhas elétricas, dada sua praticidade de instalação e custo competitivo. Outro item de fundamental importância são os conectores flexíveis, utilizados na interligação de linhas elétricas, principalmente na bomba dispensadora. O componente é projetado para absorver os leves movimentos do solo e possui proteção à prova de explosão. Deve-se conhecer os princípios gerais e requisitos adicionais necessários para instalações de materiais e equipamentos elétricos, incluindo os de automação e de telecomunicação, utilizados em posto revendedor veicular e ponto de abastecimento interno de combustíveis líquidos.

Os postos de gasolina são locais movimentados, com muito tráfego de veículos e pessoas. Eles também armazenam e armazenam grandes quantidades de substâncias perigosas, especialmente substâncias inflamáveis, como gasolina, diesel e gás natural veicular (GNV). É por isso que é muito importante ter bons sistemas e processos para garantir que os usuários permaneçam saudáveis e seguros.

Debate Brasil Desafios 2021

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) irá realizar no dia 12 de novembro, das 10 às 12 h, o debate Brasil Desafios 2021, de forma virtual. Os debatedores irão fazer uma discussão rica sobre iniciativas relevantes que poderão ser úteis na recuperação do país, organizações e sociedade brasileira. O debate Brasil Desafios 2021 é aber...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica