Publicado em 01 jul 2025

Protegendo os dados e as pessoas na era do trabalho híbrido, além do firewall

Redação

Atualmente, para proteger os dados no trabalho híbrido exige mais do que o firewall, sendo é preciso adotar o modelo zero trust, com controle rigoroso de acessos, segmentação da rede e visibilidade total dos dispositivos. A segurança deve ser simples para o usuário e combinada com treinamento contínuo, garantindo proteção sem perder produtividade.

Sylvio Herbst – 

O trabalho híbrido passou a ser uma realidade consolidada há muito tempo nas empresas brasileiras. No entanto, com essa flexibilidade surgiu um novo desafio para os líderes de TI e segurança: como proteger ativos digitais e dados sensíveis quando seus colaboradores alternam entre ambientes corporativos seguros e redes domésticas vulneráveis?

O relatório Verizon Data Breach Investigations Report 2024 (DBIR) mostrou que 74% dos incidentes de segurança envolvem o elemento humano, seja por erro, uso indevido de credenciais ou phishing. Nós, profissionais, que atuamos na área e temos a missão de proteger e potencializar negócios com inteligência e tecnologia de ponta, sabemos que no trabalho híbrido, segurança digital não é mais apenas uma barreira, é um ecossistema que precisa ser adaptável, dinâmico e invisível ao usuário final, mas implacável contra ameaças.

Antigamente, proteger uma empresa significava blindar seu data center e redes internas. Mas no cenário híbrido, o perímetro se deslocou.

Hoje, cada colaborador com um notebook, um smartphone e uma conexão wi-fi representa uma porta de entra...

Artigo atualizado em 23/06/2025 12:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica