Publicado em 25 jan 2022

A gestão da informação e documentação dos sistemas espaciais

Redação

A aplicação de conceitos e técnicas de gestão de projetos em sistemas espaciais envolve os requisitos básicos e os princípios gerais, desde a definição dos objetivos da missão até a disposição final. Exige que o gerente de projetos espaciais trate de uma variedade de questões que são bastante exclusivas daquelas enfrentadas em outros tipos de projetos. Essas questões normalmente se enquadram em um alto grau de incerteza em relação ao escopo do projeto geral durante o sistema proposto e o estágio de estratégia de desenvolvimento de carga útil que apoia os requisitos da missão do projeto, bem como a falta de experiência anterior na implementação de um gerenciamento de projeto disciplinado e padronizado na abordagem para esses tipos de projetos. O sistema de informação é um conjunto de recursos, procedimentos e dados necessários em apoio aos processos de gestão de projetos e os metadados são os dados estruturados e codificados que descrevem características de entidades de suporte de informação para ajudar na identificação, detecção, avaliação e gestão das entidades descritas. A gestão de projetos de desenvolvimento e execução no setor espacial envolve a abordagem integrada à definição, desenvolvimento, produção, verificação, operação e descarte do produto em resposta aos objetivos do projeto do cliente por meio de várias fases do ciclo de vida do projeto espacial, como requisitos da missão e estudos conceituais, definição de conceito e projeto preliminar, projeto detalhado/teste funcional, produção/fabricação e operações. Essa abordagem consiste em engenharia, produção e operações. O objetivo da gestão de projetos espaciais é, primeiro, conceber e definir, e depois implementar um plano no qual a relação entre os processos seja otimizada. A implementação de uma abordagem de gestão de projeto espacial eficaz fornecerá aos gerentes na indústria espacial uma técnica de gerenciamento necessária que aumentará a probabilidade de sucesso de seus projetos ao abordar as questões mencionadas acima, otimizando os processos necessários, resultando em um benefício claro para eles, sua equipe de projeto e os clientes. Para complementar, deve-se definir os requisitos da gestão da informação/documentação de programas ou projetos espaciais. Normalmente, isso é feito em duas partes principais. A primeira parte apresenta os processos de gestão da informação/documentação e a segunda apresenta os requisitos detalhados. Depois, deve-se definir como deve ser feito, em vez de como organizar e realizar o trabalho necessário. Isso permite que as estruturas e métodos organizacionais sejam aplicados onde sejam eficazes, e para as estruturas e métodos evoluírem à medida que for necessário, sem precisar reescrever as normas. Dessa forma, a gestão da informação/documentação do processo serve para garantir a criação oportuna e eficaz, a coleta, a revisão, a distribuição, o armazenamento e o arquivamento de informações sobre o projeto.

Da Redação – 

Geralmente, os requisitos gerais do plano de gestão da informação/documentação são os descritos a seguir. Cada fornecedor deve fornecer para aprovação do cliente de um plano de gestão da informação e documentação. Os procedimentos internos citados no plano de gestão da informação e documentação devem ser disponibilizados para revisão do cliente, mediante solicitação.

Os requisitos de segurança da informação do plano de gestão da informação/documentação são os descritos a seguir. As informações devem ser classificadas como requerido pelas leis nacionais ou internacionais, ou por requisitos do programa/projeto, ou para proteger os interesses da empresa/organização.

As informações devem ser protegidas contra o acesso não autorizado e de acordo com a classificação de segurança. O acesso à informação e a classificação de segurança devem ser acordados entre cliente e fornecedor. A lista das pessoas autorizadas que tenham acesso ao sistema de informação deve ser definida pelo fornecedor.

Os requisitos de classificação do plano de gestão da informação/documentação são os descritos a seguir. Os fornecedo...

Artigo atualizado em 25/01/2022 06:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica