Publicado em 01 jul 2025

A estrutura dos sistemas de classificação do ambiente construído

Redação

As classificações mais utilizadas permanecem sendo a de resultados de trabalho, principalmente para as especificações. e a de elementos, principalmente para análises de custos. Estas são também as tabelas de classificação que apresentam maior variação, não apenas na sua descrição e estrutura, mas também nos propósitos para os quais elas foram desenvolvidas. Existem outras classificações, potencialmente tão importantes quantos estas, mas que são menos utilizadas, por exemplo, para a classificação de produtos e propriedades da construção. Os requsitoe nomativos estabelecem uma estrutura para o desenvolvimento de sistemas de classificação do ambiente construído, identificando um conjunto de títulos de tabelas de classificação, recomendadas para uma variedade de classes de objetos da construção, de acordo com pontos de vista diversos e particulares, por exemplo, pela forma ou pela função. Apresentam também como as classes dos objetos, em cada tabela, estão relacionadas como uma série de sistemas e subsistemas, por exemplo, em um modelo de informação da construção. Se aplicam ao ciclo de vida completo dos trabalhos de construção, incluindo o estabelecimento do programa a ser seguido (briefing), projeto, documentação, construção, operação, manutenção e demolição, indicados para as obras de edificações e infraestrutura, incluindo serviços associados de engenharia e paisagismo.

Da Redação – 

A modelagem da informação da construção (bulding information modeling - BIM) e os processos modernos de compras e contratações (procurement) requerem a utilização de sistemas de classificação de objetos da construção. Particularmente, o BIM se refere ao intercâmbio e troca de informações, de todos os tipos, ao longo da linha do tempo de um projeto e entre os diversos participantes e aplicativos.

Este é também o caso dos processos cooperativos de compras e contratações. Para que esses intercâmbios de informações sejam bem-sucedidos, é necessária uma abordagem abrangente, completa e consistente para a classificação de objetos da construção, dentro de um único projeto e entre diversos projetos. A NBR ISO 12006-2 de 02/2018 - Construção de edificação - Organização de informação da construção - Parte 2: Estrutura para classificação tem o objetivo de facilitar este intercâmbio.

Os diferentes tipos de informações incluem dados geométricos, funcionais, técnicos, custos e de manutenção. A linha do tempo de um projeto vai desde a concepção at...

Artigo atualizado em 23/06/2025 04:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica