Publicado em 23 mai 2023

O desempenho dos carreteis para o acondicionamento de fios e cabos elétricos

Redação

O carretel é um sistema de suporte para fios, cordoalhas e cabos, constituído basicamente de discos laterais (flanges) e núcleo e as bobina são um sistema constituído do carretel, mais o fio ou cabo elétrico ou cordoalha de aço, podendo ser fechado ou não. O carretel para fios e cabos elétricos pode também se denominado simplesmente como carretel, enrolador, ou enrolador de cabo. Pode ser acionado manualmente, por uma alavanca, através de mola (o que lhe confere o nome de carretel retrátil), ou através de um motor hidráulico, elétrico ou pneumático. O enrolador de cabos acionado por uma mola é o tipo mais utilizado. O carretel para cabos e fios elétricos retrátil possui na lateral um estojo blindado, no interior do qual há uma mola que, à medida que o cabo é puxado, traciona-o. Quando o cabo é solto a força da mola o recolhe automaticamente, como acontece similarmente no cinto de segurança retrátil de um carro de passeio. Existem parâmetros normativos obrigatórios para o desempenho dos carretéis, cujas características dimensionais foram extraídas da NBR 11137, e que foram submetidos a diferentes cargas.

Da Redação – 

O carretel para fios e cabos elétricos, dependendo do uso, pode ser fornecido com ou sem a guia de saída de cabo. Os enroladores de cabos utilizado para aplicações em tensão constante, como eletroímãs, pontes e pórticos rolantes, comportas, etc. não necessitam da guia, pois o percurso é unidirecional, mudando apenas o sentido. As bobinas de cabo são usadas para armazenamento, desenrolamento e enrolamento de cabo condutivo ou cabo de elevação.

As bobinas de cabos elétricos possuem contatos para manter a energia ativa durante o enrolamento. As bobinas são dispositivos em torno dos quais itens longos e contínuos, como cabos, fios, papel, etc., são enrolados para transporte ou armazenamento. Estão disponíveis como dispositivos de armazenamento simples, embora estilos mais avançados sejam de corda automática. Também estão disponíveis com conexões energizadas que permitem que um item como um fio ou cabo elétrico seja usado ainda no carretel. A classe C-1 a C-2 seria a classificação dos carretéis em função da capacidade de carga máxima disponível, conforme indicado na tabela abaixo. Eles são classificados em funçã...

Artigo atualizado em 23/05/2023 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica