Publicado em 12 dez 2023

As pontes térmicas para o cálculo numérico de fluxos de calor e temperaturas

Redação

A ponte térmica é a parte da envoltória do edifício onde a resistência térmica uniforme é significativamente alterada pela penetração total ou parcial da envoltória do edifício por materiais com uma condutividade térmica diferente, e/ou uma mudança na espessura do material, e/ou uma diferença entre áreas internas e externas, como ocorre em junções de parede/piso/teto. As pontes térmicas são pontos fracos (ou áreas) na envolvente do edifício que permitem a passagem mais fácil do calor. Ocorrem onde materiais que são melhores condutores de calor formam uma ponte entre a face interna e externa de uma construção. Isto acontece normalmente onde existe uma lacuna na camada de isolamento ou onde um elemento como uma viga penetra através da construção. Há especificações normativas para um modelo geométrico tridimensional e bidimensional de uma ponte térmica para o cálculo numérico de fluxos de calor, a fim de avaliar a perda global de calor de um edifício ou parte dele, e de temperaturas mínimas da superfície, a fim de avaliar o risco de condensação superficial. Esses parâmetros incluem os limites geométricos e subdivisões do modelo, as condições de contorno e os valores e relações térmicas a serem utilizados. Isso se baseia nas suposições de que todas as propriedades físicas são independentes da temperatura; e não há fontes de calor dentro do elemento construtivo.

Da Redação – 

O calor sempre quer fluir das áreas quentes para as frias e, ao fazer isso, segue o caminho de menor resistência. Uma ponte térmica é uma área localizada da envolvente do edifício onde o fluxo de calor é diferente (geralmente aumentado) em comparação com áreas adjacentes. Por outras palavras, estas pontes térmicas funcionam como uma estrada de calor que vai diretamente para o exterior.

Devido a isso, a temperatura da superfície interna próxima à ponte térmica é mais baixa. Se este local ficar muito frio, poderá causar condensação e acúmulo de umidade. Com o tempo, pode até formar-se mofo, potencialmente danificando a estrutura do edifício.

O calor sempre tentará encontrar o caminho de menor resistência através de um espaço. À medida que se isola os edifícios a um nível mais elevado, as pontes térmicas podem tornar-se uma fonte significativa de perda de calor, representando até 30% das perdas totais. Isto pode prejudicar o trabalho realizado para isolar uma propriedade e contribuir para a lacuna de desempenho entre a procura energética esperada e a real do edifício.

Além disso, como a superfície ...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica