Publicado em 16 abr 2024

Determinando o desempenho das secadoras de grãos agrícolas

Redação

A secadora de fluxo contínuo é aquela em que o material que está sendo seco se movimenta pela máquina em um fluxo substancialmente contínuo e é descarregado sem ser recirculado e a secadora por lote possui uma câmara de secagem que é completamente esvaziada entre a secagem de lotes separados de grãos. A temperatura do ar ambiente e a umidade relativa são a temperatura média de bulbo seco e umidade relativa média da atmosfera medidas o mais próximo possível da (s) entrada (s) de ar principal da secadora, porém não afetadas pela secadora. O valor médio da umidade relativa durante um período é aquele correspondente à umidade absoluta média e à temperatura média de bulbo seco do ar durante esse período. Os requisitos normativos descrevem os métodos para avaliar o desempenho de secagem de secadoras de grãos de fluxo contínuo e por lote. Os métodos especificados são para determinar a taxa de evaporação que as máquinas afetadas são capazes de atingir nas condições de estado constante predominantes durante os ensaios. Os métodos para corrigir o desempenho observado para outras condições ambientais de entrada e padrão também são descritos.

Da Redação – 

É considerado que muitos ensaios de secadoras de grãos serão realizados por órgãos independentes, seja para auxiliar os fabricantes no trabalho de desenvolvimento ou para fornecer especificação de desempenho ao potencial comprador/proprietário ou outro órgão interessado. Embora seja possível realizar um ensaio com base em que somente os parâmetros de entrada e saída são registrados, o custo extra para realizar as medições internas provavelmente seja menor em relação ao benefício no sentido de diagnóstico dos dados adicionais. Por esta razão, a norma inclui os procedimentos para realizar essas medições.

Na primeira visita ao local, deve-se verificar as instalações de umedecimento de grãos (suprimento de água, superfície limpa ou funil para mistura de grãos, pá carregadeira); as instalações de pesagem (balança de plataforma de instalações de pesagem portáteis, instalações de calibração); a alimentação elétrica (alimentação monofásica ou trifásica, capacidade de tensão e corrente, pontos de conexão para instrumentos de medições de potência, ponto de conexão para medição apenas na secadora); o local para alojam...

Artigo atualizado em 16/04/2024 03:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica