O monitoramento de pesagem em movimento em sistemas de transporte
Redação
O acidente mais frequente envolvendo os veículos de carga é o tombamento, sendo responsável por quase metade dos eventos registrados. O tombamento, além de representar 47% dos acidentes com veículos de carga, também é o tipo de acidente com maior necessidade de atenção, pois que possui uma alta frequência e impacto muito representativos. A probabilidade de ocorrer o tombamento aumenta com a velocidade do veículo, com a severidade das curvas e, em especial, com o peso e arrumação da carga. Daí a recomendação sobre a importância, entre outras medidas, do controle do sobrepeso dos veículos de carga. Se os veículos de carga por si só são mais perigosos, os veículos de carga com sobrepeso são muito mais difíceis de controlar, precisam de muito mais espaço de frenagem e sobrecarregam ao limite componentes mecânicos críticos para a segurança, sobretudo pneus, freios e suspensões. sistema de pesagem em movimento geração de dados de peso do veículo a partir de equipamento embarcado (WIM-O) ou fixado no pavimento da rodovia (WIM-R) e transferido para o sistema embarcado em veículo (in-vehicle system – IVS) do veículo disponível para a fiscalização. Um sistema de pesagem em movimento usa sensores montados sobre, dentro ou sob (caso de pontes) o pavimento, para medir a força de impacto aplicada pelo pneu ao pavimento, e, a partir desta medida, estimar o peso suportado pelo pneu.
Da Redação –
Muitas das tecnologias dos sistemas inteligentes de transporte (ITS) foram adotadas por operadores de transporte comercial e por proprietários de cargas, nas áreas de gerenciamento, segurança e proteção da frota. As aplicações embarcadas também foram desenvolvidas para uso governamental.
Estes serviços regulatórios em uso ou sendo considerados em uso variam de jurisdição para jurisdição, porém incluem gravadores eletrônicos de bordo (electronic on-board recorder), tacógrafo digital, monitoramento embarcado de peso (onboard mass monitoring), dados de peso para controle e gerenciamento regulatório (mass data for regulatory control and management), pesagem em movimento, controle de acesso do veículo, rastreamento de produtos perigosos e eCall (chamada de emergência). As aplicações adicionais com impacto regulatório que estão sendo desenvolvidas incluem gerenciamento de fadiga, monitoramento de velocidade e penalidades de veículos impostas om base na localização, distância e tempo. A figura abaixo provê uma ilustração de um sistema de monitoramento de pesagem em movimento (weigh-in-motion - WIM) remoto de aplic...