As dicas para implementar uma logística sustentável no e-commerce
Redação
O mercado passou a exigir que as empresas voltassem a atenção para a questão ecológica e passassem a tomar atitudes que contribuam para frear seus impactos ambientais. Além disso, as pesquisas mais recentes indicam que os consumidores modernos também se preocupam com o meio ambiente e optam por consumir de marcas que promovam ações sustentáveis. Nesse sentido, pode-se fornecer algumas dicas essenciais que podem ser aplicadas na cadeia logística para contribuir com a redução de impactos ambientais causados por suas atividades operacionais, passando pela manutenção de frotas e conscientização da equipe de trabalho.
Fabrício Santos –
É esperado que o e-commerce B2B cresça a uma taxa anual de 19,7% até 2030, segundo um estudo da Grand View Research. Essa expansão do comércio eletrônico traz diversos benefícios às empresas, como redução de custos operacionais, além de mais conforto e praticidade aos clientes na hora de fazer compras. No entanto, em meio às vantagens, existem também os desafios, como o crescimento das frotas de entregas, seja por vias aéreas, terrestres ou marítimas e alinhamento do setor logístico com as expectativas de vendas.
A partir deste cenário, o debate sobre os impactos ambientais causados pelo setor logístico e os efeitos do e-commerce no planeta ganha cada vez mais evidência. É fato que o mundo está caminhando para a sustentabilidade e todos os segmentos devem se adequar a esse pensamento, buscando soluções que colaborem para a preservação do meio ambiente.
O momento mostrou que a governança deve iniciar a prioridade em ações sustentáveis ao mapear as práticas empresariais e analisar o que pode ser melhorado. Por mais que ainda exista certa resistência com relação aos efeitos nocivos das emissões de c...