Publicado em 18 fev 2025

As ferramentas e os métodos de medições das operações de inovação

Redação

Deve-se entender que a capacidade de inovação de uma organização é reconhecida como um fator-chave para a sustentabilidade, a competitividade, o sucesso econômico, o aumento do bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. Mas, não se pode entender e gerenciar as operações de inovação sem fazer as medições. Por isso, a implementação de medições no gerenciamento das operações de inovação é fundamental para os resultados. fornece orientações para a definição, a implementação, a avaliação e a melhoria das medições necessárias para gerenciar efetivamente as atividades de inovação em uma organização. Há fundamentos normativos que estabelecem os fundamentos das medidas de operação de inovação e orienta sua aplicação para quatro áreas: as medições para o estabelecimento e o lançamento de iniciativas de inovação; as medições dos processos de inovação; as medições das iniciativas de inovação; e as medições das carteiras de inovação. Eles são aplicáveis a organizações que procuram definir e implementar uma abordagem de medição das operações de inovação; a organizações e partes interessadas que buscam melhorar as áreas de prestação de contas, a transparência e avaliação baseada em evidências das operações de inovação; aos clientes, investidores e outras partes interessadas, buscando confiança na gestão das operações de inovação da organização e em seus resultados; aos fornecedores de formação em operações e medições de inovação, incluindo avaliação e consultoria para a obtenção de resultados; aos especialistas em avaliação de operações de inovação e avaliação de impacto, favorecendo a utilização de uma norma internacional de orientação harmonizada; e aos formuladores de políticas de inovação e gerentes de programas que buscam obter evidências de progresso e resultados desejados de atividades de inovação apoiadas por meio de políticas e programas públicos. Todas as orientações fornecidas são genéricas e se destinam a ser aplicáveis a todos os tipos de organizações, independentemente do setor ou da dimensão, quer sejam privadas, públicas, sem fins lucrativos, governamentais ou sociais; a todos os tipos de inovações (por exemplo, produto, serviço, processo, modelo de negócio e método), desde incrementais a radicais; a todos os tipos de horizontes temporais, desde a avaliação e medição a curto prazo até a avaliação e medição a longo prazo.

Da Redação – 

Em inovação, os indicadores quantitativos são representados numericamente em unidades de medida apropriadas. No entanto, nem todas as medidas podem ser avaliadas numericamente. Os aspectos importantes, como estratégia, cultura e gestão, muitas vezes requerem indicadores qualitativos com métricas baseadas em perguntas (e pesquisas).

Por exemplo, isso muitas vezes pode permitir que outras partes interessadas compreendam medidas complexas de uma maneira mais simples para fins de tomada de decisão, planejamento ou divulgação. É necessária uma estratégia adequada para assegurar que as medições se concentrem em aspectos significativos das atividades de inovação e que sejam conduzidas de forma a fornecer dados confiáveis, replicáveis e verificáveis, bem como ações corretivas adequadas e tempestivas. A estratégia de medição da operação de inovação deve levar em conta que o número, a complexidade e os custos das medições são proporcionais à importância, às incertezas e aos riscos associados a cada iniciativa específica de inovação.

A organização deve usar as medições que sejam realmente úteis sem adicionar cus...

Artigo atualizado em 12/02/2025 11:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica