Publicado em 24 jan 2023

A Qualidade dos sistemas de transmissão e distribuição de gás combustível

Redação

O gás combustível é toda forma gasosa apropriada para uso como combustível doméstico, comercial ou industrial, sendo transmitida (transportada) ou distribuída para o usuário através de dutos. A transmissão de gás ou transporte de gás é a atividade de transferência de gás combustível, por meio de dutos, desde as fontes de produção ou suprimento até os locais em que o produto passa para o sistema de distribuição de gás e a distribuição de gás é a atividade de fornecimento de gás combustível, por meio de dutos, aos estabelecimentos consumidores (residenciais, comerciais, industriais, outros) através de rede da companhia distribuidora. Envolve, normalmente, o gás natural, gás de refinaria, gás manufaturado, biogás e gás liquefeito de petróleo na fase vapor (com ou sem mistura de ar). Importante ter um estudo prévio para realizar o projeto de um sistema gás combustível para que seja feito da forma correta garantindo um bom funcionamento e a segurança por exemplo. Os estudos prévios para o sistema de gás combustível envolvem: a caracterização do gás; o levantamento das condições ambientais; o levantamento de dados geomorfológicos e climáticos; a seleção da diretriz do duto; o balanço oferta/consumo do gás; a determinação do diâmetro; a determinação dos teores de contaminantes, notadamente gás sulfídrico e gás carbônico; e a seleção técnico-econômica dos materiais a serem utilizados. Além disso pode ser requeridos outros estudos para a viabilidade do projeto, como a possibilidade de condensação de frações pesadas do gás; a possibilidade de polimerização do gás; a possibilidade de formação de água livre; a suportação adequada ao gasoduto em travessias aéreas; as investigações de batimetria e correntes em travessias de rios, canais e baías; a investigação da agressividade química do solo; as alternativas de traçado; e o estudo do impacto ambiental. Os usuários devem entender as condições mínimas exigíveis para o projeto, a especificação de materiais e equipamentos, a fabricação de componentes e os ensaios dos sistemas de transmissão e distribuição de gás combustível por dutos.

Da Redação – 

Um sistema físico de transmissão e distribuição de gás combustível, é constituído de gasoduto, válvulas, compressores, separadores, reservatórios, etc. Ou seja, o sistema é o conjunto de componentes responsáveis por levar o gás combustível até o ambiente que será utilizado, é necessário um projeto bem feito levando em conta os materiais corretos, que atendam às normas necessárias.

É fundamental que haja o controle da corrosão interna e externa de tubulações, reservatórios e componentes metálicos pertencentes aos sistemas de transmissão e distribuição de gás combustível, novos ou existentes. Cada companhia operadora deve estabelecer seus próprios procedimentos específicos, dentro dos objetivos constantes desta norma, para desenvolver seu próprio programa de controle da corrosão.

As instalações metálicas enterradas e submersas, dos sistemas de transmissão e distribuição de gás combustível, devem ser revestidas externamente e/ou protegidas catodicamente, observados os requisitos da NACE Std RP-01-69. Esse procedimento pode ser dispensado nos casos em que puder ser provado, por meio de ensaios ou de experiência prévia, que não ocorre qualquer corrosão significativa a ponto de expor o público, o meio ambiente ou outras instalações ao risco de danos durante a vida útil prevista para a operação do sistema de transmissão de gás.

Os revestimentos, incluindo os de junta de campo e de reparo, devem ser selecionados de aco...

Artigo atualizado em 24/01/2023 10:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica