Publicado em 06 set 2022

A qualificação e a certificação dos operadores de ponte rolante e pórtico

Redação

A ponte rolante, pórtico e semipórtico são equipamentos de içamento e transporte de cargas que possuem movimentos nos sentidos longitudinal e transversal, e que atuam dentro de uma área delimitada. São utilizadas com muita frequência para carregar e descarregar navios, onde contêineres são movimentados com facilidade, segurança e rapidez. Também são utilizadas junto aos tetos de indústrias e armazéns que necessitam movimentar grandes estruturas para atender as necessidades logísticas de uma operação. O ganho de tempo, a segurança proporcionada aos trabalhadores e a facilidade no manuseio e transporte desses materiais fazem com que a ponte rolante seja um equipamento indispensável em diversas áreas de atuação. A utilização desses equipamentos diminui o esforço humano no manuseio dos materiais e proporciona agilidade e segurança nos processos que envolvem carregamento e descarregamento de grandes cargas em indústrias, armazéns, portos, canteiro de obras, pátios de materiais, etc. Deve-se entender que o operador de ponte rolante, pórtico e semipórtico é o profissional qualificado para executar serviços de operação de ponte rolante, pórtico e semipórtico que transportam cargas. Existem os requisitos e uma sistemática para a qualificação e a certificação de operadores de ponte rolante, pórtico e semipórtico, bem como as definições de suas atribuições, atitudes e atividades.

Da Redação – 

Uma ponte rolante possui alguns componentes em sua estrutura, como a viga que é a parte principal do equipamento, podendo ser única ou dupla, dependendo da operação. É sobre ou sob ela que o carro será deslocado, permitindo a movimentação dos materiais.

O carro se movimenta pela viga e por meio do seu mecanismo dá a sustentação à talha, permitindo o deslocamento transversal ou vertical da carga. Por fim a talha que é montada no carro e responsável pelo movimento de elevação da carga. Normalmente são utilizados cabos de aço para o levantamento dos materiais e possui um motor elétrico para o sistema de freios.

Para controlar essa movimentação existem sensores de cargas que medem o peso das mercadorias a serem movimentadas, controlando os limites máximos e evitando acidentes em função dos excessos. A movimentação pode ser realizada utilizando o controle remoto que funciona via receptor de rádio frequência, conectado eletricamente ao painel e oferece a possibilidade do operador se posicionar com segurança e de forma a facilitar a visualização da carga.

Além disso, possui ainda um transmissor portáti...

Artigo atualizado em 23/08/2022 03:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica