Publicado em 13 mai 2025

O projeto e o uso das conexões roscadas em ferro fundido das classes 150 e 300

Redação

As conexões são as peças destinadas às interligações ou ao tamponamento. As classes 150 e 300 são denominações das classes de pressões nominais aplicadas às conexões cujos valores correspondem às pressões de serviço, em psi, sob as condições mais severas de aplicação da conexão (150 psi a 186 °C e 300 psi a 288 °C). Os usuários devem entender que são estabelecidos os requisitos de projeto e de utilização das conexões roscadas em ferro fundido de classes 150 e 300, para uso em tubulação com rosca ASME B1.20.1 (NPT), como também estabelece as condições requeridas para fabricação, comercialização, aceitação e rejeição das conexões. Estas conexões de uso geral são indicadas para o transporte de fluidos como água (quente e fria), vapor, combustíveis (líquidos e gasosos), óleos hidráulicos em geral, ar comprimido, gases em geral etc., até os limites de pressão e temperatura especificados nesta norma. Ela se aplica às conexões para ligações de elementos roscados de acordo com a ASME B1.20.1, dimensão de 1/8” a 6”.

Da Redação – 

Essas conexões de ferro fundido são componentes essenciais em sistemas de distribuição de água, redes de esgoto e outras aplicações de saneamento. Devem ser fabricadas com precisão e durabilidade, a fim de garantir a segurança e a eficiência dos sistemas, oferecendo soluções para diversas necessidades.

Elas devem ser designadas pelo tipo de conexão, confira tabelas abaixo; título da norma de referência (NBR 6925); modelo; diâmetro nominal – DN; acabamento superficial – sem acabamento (superfície preta) (símbolo FE) ou galvanizada por imersão a quente (símbolo ZN) ou designação de outros acabamentos que são estabelecidos pelo fabricante.

Em conexões de 90°, a indicação deste ângulo pode ser omitida; em conexões cujas roscas sejam todas internas, o termo fêmea pode ser omitido; em conexões cujas extremidades sejam todas de mesmo diâmetro nominal (DN), esse diâmetro pode ser mencionado somente uma vez; em conexões que apresentem extremidades com diâmetros nominais (DN) diferentes entre si, estes diâmetros devem ser mencionados em ordem decrescente; em conexões que apresentem mais de duas extremidades com...

Artigo atualizado em 13/05/2025 11:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica