Publicado em 27 mai 2025

As habilidades híbridas dominarão a agenda do desenvolvimento profissional

Redação

Atualmente, há uma combinação de competências técnicas e humanas para enfrentar as transformações do mercado de trabalho. O novo relatório do Fórum Econômico Mundial aponta que 40% das habilidades exigidas no mercado de trabalho mudarão até o fim da década — e isso já está movimentando a agenda das empresas. As habilidades híbridas, como resiliência, empatia, pensamento analítico e literacia tecnológica, serão o ponto-chave para lidar com as transformações. O futuro do trabalho já chegou e será dominado por quem souber unir tecnologia e inteligência emocional.

Beatriz Nóbrega – 

As rápidas mudanças na tecnologia, somadas às mudanças demográficas e à transição para uma economia verde, está reformulando profundamente o mercado de trabalho. Segundo o relatório Future of Jobs Report 2025, do Fórum Econômico Mundial, 40% das habilidades exigidas dos profissionais sofrerão alterações até o final da década.

Nesse cenário, surge a necessidade de uma nova abordagem: o desenvolvimento de habilidades híbridas, que unam competências técnicas e humanas como base para o crescimento sustentável nas organizações. Pensamento analítico, resiliência, liderança, criatividade, literacia tecnológica e empatia são apenas algumas das dez habilidades destacadas pelo relatório como fundamentais para 2025.

Essa transformação exige mais do que capacitação pontual. “As habilidades do futuro não são mais uma aposta de longo prazo, elas já são uma urgência no presente. A combinação entre pensamento crítico e inteligência emocional é o que vai garantir relevância profissional nos próximos anos.

Dados do próprio Fórum Econômico Mundial revelam que 63% dos empregadores já enfrentam dificuldades par...

Artigo atualizado em 22/05/2025 05:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica