O cabeamento industrial em função da sua classificação ambiental e da sua blindagem
Redação
O cabeamento é um sistema de cabos, patch cords e hardware de conexão, com capacidade para suportar um amplo espectro de aplicações de tecnologia da informação e a blindagem é uma barreira física cuja principal função é reduzir as emissões eletromagnéticas indesejadas e melhorar a imunidade do cabo quanto a ruídos. As especificações normativas tratam, diretamente ou por outras referências, da estrutura e da configuração mínima para cabeamento estruturado em instalações industriais; as interfaces na tomada industrial (IO); os requisitos de desempenho para enlaces e canais do cabeamento; os requisitos de implementação para componentes do cabeamento; e os requisitos de desempenho e os procedimentos de ensaio. Em caso de instalação desse subsistema em áreas sujeitas aos critérios de classificação ambiental, os requisitos de dimensionamento e implementação do subsistema descrito na norma devem ser observados e os requisitos de classificação ambiental devem ser considerados.

O desempenho do cabeamento industrial em função da classificação ambiental é especificado para atender às diferentes condições sob as quais os enlaces e os canais podem operar em instalações industriais. A classificação ambiental deve ser utilizada como referência para a seleção dos componentes do cabeamento industrial. É possível que um mesmo cabeamento industrial se estenda por diferentes localidades e esteja sujeito a diferentes classificações ambientais. A classificação de cada localidade deve ser avaliada individualmente. A tabela abaixo apresenta a classificação ambiental abrangida pela NBR 16521 de 03/2025 - Cabeamento estruturado industrial para o cabeamento industrial.

Uma determinada classificação ambiental deve ser compatível com as classificações inferiores para o mesmo parâmetro. Por exemplo, os canais projetados para operar sob condições ambientais de classificação M2 devem operar sob condições ambientais de classificação M1.