Publicado em 27 mai 2025

O cobre por sua reciclagem tem um papel na sustentabilidade industrial

Redação

Apenas 4% do lixo produzido no Brasil passa por processos de reciclagem, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), sendo uma taxa extremamente baixa considerando que cerca de 80 milhões de toneladas de lixo são produzidas anualmente. O cenário é diferente ao mencionar o cobre, um material amplamente reciclável e que mantém a capacidade de manter valor econômico após sucessivos ciclos de reutilização, reduzindo a dependência da extração de matéria-prima virgem e reduzindo os impactos ambientais associados à mineração.

Márcio Rodrigues da Silva – 

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cerca de 80 milhões de toneladas de lixo são produzidas anualmente no Brasil, mas apenas 4% passam efetivamente por processos de reciclagem. Para enfrentar esse desafio e incentivar atividades industriais mais sustentáveis, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) pela Lei nº 12.305/2010.

Essa legislação estabeleceu as diretrizes para a gestão integrada dos resíduos e atribuiu a responsabilidade compartilhada a fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, poder público e consumidores em todas as etapas do ciclo de vida dos produtos. Apesar da baixa taxa geral de reciclagem, um fenômeno interessante ocorre com a sucata metálica, pois essas em geral apresentam índices elevados de reaproveitamento.

O cobre, em particular, destaca-se por sua infinita reciclabilidade e sua capacidade de manter valor econômico após sucessivos ciclos de reutilização. Além disso, sua baixa taxa de corrosão reduz perdas de massa ao longo da vida útil dos equipamentos em que é empr...

Artigo atualizado em 22/05/2025 01:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica