Publicado em 03 jan 2023

Os polímeros e a reciclagem

Redação

As reciclagens primária e secundária são conhecidas como mecânica ou física. O que diferencia uma da outra é que a primeira utiliza o polímero pós-industrial, já a secundária, o pós-consumo. A terciária pode ser chamada de química, enquanto a quaternária também é conhecida como energética.

Juliano Martins Barbosa – 

Os polímeros, popularmente chamados de plásticos, são macromoléculas com longas cadeias moleculares, possuindo unidades químicas ligadas covalentemente e que se repetem ao longo da cadeia. Eles podem ser naturais, como seda, celulose e fibras de algodão; ou sintéticos: polipropileno, politereftalato de etileno, polietileno e policloreto de vinila.

Tais materiais possuem propriedades interessantes para inúmeras aplicações, e, devido a isso, seu consumo cresce ano a ano, chegando a 367 milhões de toneladas em 2021. O Brasil representa 2% desse consumo (7,3 Mt), segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast). Apesar da existência de uma grande variedade de polímeros, apenas cinco deles (PE, PP, PS, PVC e PET) representam cerca de 90% do consumo nacional, sendo utilizados em embalagens primárias (31%), descartáveis (22%), construção civil (14%), entre outras aplicações.

De modo geral, as indústrias que estão mais interessadas em reciclar seus resíduos são as que fazem parte do segmento de embalagens e do setor automotivo, contribuindo com um índice de reciclagem global de...

Artigo atualizado em 03/01/2023 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica