Publicado em 20 ago 2024

As competências comportamentais são destaque no mercado de trabalho

Redação

É preciso começar por uma autoavaliação honesta para identificar pontos fortes e os que precisam de melhorias. Pedir feedback de colegas, mentores e familiares também é crucial para entender como suas habilidades são percebidas pelos outros. Além disso, buscar aprendizagem contínua é fundamental, como orientações profissionais e estratégias personalizadas e específicas para o desenvolvimento pessoal.

Karina Rehavia – 

O modelo atual de trabalho vem se transformando à medida que surgem novas formas de colaboração. A pandemia desencadeou uma revolução no modo como as empresas e talentos se relacionam, impulsionando a economia open talent (ou economia aberta de talentos), onde empresas contam com profissionais qualificados externos, fora de suas estruturas tradicionais.

De acordo com o Google Trends - em relatório feito em 2024 sobre o papel do freelancer -, as pesquisas pelo termo trabalho aumentaram em mais de 2.438 por cento desde 2020. Isso reflete cada vez mais a necessidade de adaptação tanto dos profissionais quanto das empresas a estes novos cenários.

Nesse mesmo contexto, as soft skills, ou habilidades comportamentais - conjunto de habilidades mais ligadas ao perfil comportamental do profissional do que à sua formação acadêmica, são cruciais. As competências como comunicação eficaz, adaptabilidade, empatia e capacidade de resolver problemas são agora vistas como indispensáveis.

Elas não só facilitam a integração e colaboração em equipes diversificadas e distribuídas, mas também impulsionam a inovaçã...

Artigo atualizado em 14/08/2024 02:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica