A IA no atacado distribuidor envolve as vendas intuitivas e decisões orientadas por dados
Redação
A lógica comercial do atacado distribuidor está mudando. A decisão sobre quais clientes visitar, qual mix oferecer, em que momento abordar e como expandir a cobertura de mercado está sendo transferida da experiência humana para sistemas de IA. E isso está redefinindo o papel do vendedor. Segundo a Grand View Research, o mercado global de IA aplicada à cadeia de suprimentos deve atingir US$ 51,12 bilhões até 2030, impulsionado exatamente por esse movimento de automatização da inteligência comercial.

Vanusa Magela –
No setor atacadista, cada venda depende de uma série de decisões estratégicas: identificar quais clientes visitar, oferecer produtos adequados, escolher o momento certo para a abordagem, e expandir a cobertura comercial de forma inteligente. Tradicionalmente, esse processo é realizado a partir da experiência e intuição dos vendedores.
Com margens de lucro e um ambiente de alta competitividade, depender somente da expertise do vendedor pode não ser tão sustentável para empresas que buscam mais competitividade e melhores resultados. É nesse contexto que a inteligência artificial (IA) assume papel protagonista, transformando a jornada de vendas em um processo mais eficiente, consultivo e orientado por dados.
Não à toa, o tamanho do mercado global de inteligência artificial em cadeia de suprimentos deve alcançar US$ 51,12 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa composta anual (CAGR) de 38,9% entre 2024 e 2030, segundo dados da Grand View Research. Entre os recursos disponíveis, soluções de direcionamento de mix com IA permitem que o vendedor tenha à mão recomendações automáticas de produtos mais relevan...