Publicado em 25 mai 2021

O planejamento a curtíssimo prazo na produção industrial

Redação

Os processos industriais são conjuntos de ações realizadas para transformar a matéria prima e obter um determinado produto. As ações podem ser químicas ou mecânicas, ou envolver um circuito elétrico, ou até mesmo uma combinação desses. A matéria prima deixa seu estado bruto, percorre um passo a passo de operações e se transforma em um produto que atende a necessidade do consumidor. Por meio dos processos industriais, é possível modificar as características da matéria prima, como sua forma, tamanho e cor. A produção industrial tem como objetivo suprir os mais diversos propósitos da sociedade. Ela proporciona desde um clipe de papel até carros e aviões e, para isso, usa tecnologias, máquinas e ferramentas, além das próprias instalações fabris e mão de obra humana. Infinitas técnicas podem ser aplicadas às matérias primas, como: forja, fundição, injeção, lapidação, esmerilhamento, retificação, usinagem, polimento, estampagem, soldagem, jateamento, extrusão, etc. A produção industrial segue um sistema de entrada, o processo de transformação em si, e a saída.

Ricardo Rossin – 

Um dos maiores desafios da gestão da produção industrial com o advento da pandemia reside na dificuldade de planejar ações. De uma semana para outra, de cidade para cidade, empresas dos mais variados segmentos são autorizadas ou desautorizadas a funcionar de acordo com decisões administrativas focadas na saúde e/ou economia.

Nestes últimos tempos, com o aumento de casos e de mortes no país, esse cenário tem sido ainda mais dinâmico. Como, então, efetuar um planejamento se as metas que instituímos para daqui a um mês caem por terra com acontecimentos abruptos - por exemplo, restrições de circulação em determinados horários, antecipação de feriados, afastamento de colaboradores e dificuldades com disponibilidade de matéria-prima?

Cidades e estados têm transitado inúmeras vezes entre as chamadas fases de acordo com a evolução da doença. Além disto, categorias diferentes de atividades comerciais e industriais passam de essenciais para não essenciais ou, de uma forma ou outra, podem reabrir ou são obrigadas a fechar.

Na outra ponta da cadeia, vemos também as oscilações na disponibilidade de matér...

Artigo atualizado em 25/05/2021 03:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica