A inteligência artificial (IA) na indústria pode revolucionar as operações
Redação
A IA não apenas resolve os problemas atuais das indústrias, como também as prepara para o futuro, ao oferecer benefícios que vão muito além da eficiência operacional. Mesmo com desafios para sua implementação, a IA proporciona benefícios, por exemplo, para as áreas de manufatura, logística e personalização, além de contribuir para posicionar a sustentabilidade como um pilar estratégico nas empresas.

Christian Struve –
Espera-se que em 2025, a IA promova uma mudança de paradigma no mercado industrial, expandindo sua adoção e aprofundando ainda mais o seu impacto. Isto porque, a IA não apenas resolve os problemas atuais das indústrias, como também as prepara para o futuro, ao oferecer benefícios que vão muito além da eficiência operacional.
Para se ter uma ideia, um estudo produzido pela Honeywell aponta que 94% dos líderes empresariais planejam expandir o uso da IA em seus empreendimentos. Esse cenário comprova que os executivos estão atentos a essa tendência.
Nesse contexto, e considerando que a velocidade e a adaptabilidade são fundamentais no ambiente corporativo, a IA aplicada no setor industrial chega para transformar as operações, levando mais inovação e resiliência às empresas. Ela está marcando um antes e um depois na indústria, reinventando processos, modelos operacionais e estratégias, especialmente ao que tange a gestão de ativos.
Por meio da análise de dados em tempo real e modelos avançados, a IA permite antecipar falhas antes que elas ocorram, reduzindo significativamente o tempo de inativi...